Estilo de Vida

Viciada em seu celular? Siga estas dicas para se sentir menos dependente

De certa maneira, é compreensível se sentir atraída por todas as maravilhas oferecidas pelos celulares. Mas devemos nos lembrar de que tudo em excesso é ruim.

“A maioria das pessoas verifica o telefone a cada 15 minutos, mesmo que não tenha notificações”, diz o professor de psicologia Larry Rosen. “Criamos essa camada de ansiedade em torno do uso da tecnologia.”

 

Recomendados

Siga estas dicas para reduzir o vício no celular

Tenha um cronograma

O passo mais básico que Rosen sugere para desconectar do seu telefone é literalmente definir alarmes que especificam com que frequência você pode revisá-lo.

Começa a cada 15 minutos; logo, a cada 30 minutos; depois, a cada 45 minutos; e assim por diante. Quando o alarme soar, passe 1 minuto revisando cada notificação. Em seguida, reinicie o temporizador.

Para reduzir a ansiedade, Rosen sugere dizer a seus amigos e familiares que você não responderá as mensagens tão rapidamente quanto antes.

 

Desligue o máximo de notificações possível

Você não precisa ser interrompido por cada curtida na sua última foto do Instagram. Uma maneira incrivelmente simples de reduzir as distrações é desligar as notificações push do seu telefone.

 

Remova aplicativos que distraem

“Muito uso de celular é um comportamento inconsciente”, diz Rosen. “Você vai do Facebook para o Instagram, para o app do tempo, para as mensagens de texto…”

Mas, se você tiver que procurar um aplicativo para usá-lo, você reduzirá as perdas de tempo “acidentais” que acontecem quando você começa a mexer no seu telefone.

O portal da CNBC recomenda manter os aplicativos que você deseja usar, como para ler ou aprender um novo idioma, na frente, enquanto esconde os que você deseja limitar.

 

Tire seu dispositivo da cama

Não deixe seu telefone ser a última coisa que você vê à noite e a primeira coisa que você verifica de manhã.

Usando um despertador e deixando seu telefone fora de alcance, você não será tentada a começar seu dia com uma avalanche de mensagens e atualizações.

 

Use a escala de cinza

Uma das maneiras mais discordantes de controlar o tempo que você gasta em seu smartphone é tornar sua tela (muito) menos atraente.

A Time Well Spent, uma organização sem fins lucrativos focada em mudar nosso relacionamento com a tecnologia, recomenda mudar seu celular para escala de cinza.

 

Avalie seu consumo de tempo

Quer julgar seu progresso? Considere instalar um aplicativo que rastreie os hábitos de consumo do seu smartphone para que você possa definir uma meta.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM