Chega de dívidas: 6 truques para economizar dinheiro em 2021

Siga

Nova Mulher
Unsplash

Se você terminou 2020 preocupada com sua conta bancária, é hora de começar com um plano de poupança. Embora pareça complicado, economizar dinheiro é muito mais fácil do que você pensa.

Talvez o mundo não esteja passando pelo seu melhor e as despesas estão ficando cada vez maiores. No entanto, não desanime. É possível ter bons hábitos com seus ganhos.

Quer saber mais? Então confira as nossas dicas:

 

Leia também

 

Investimentos

O investimento é uma ferramenta muito importante num plano de poupança e, embora esteja se tornando mais comum falar sobre isso, é uma prática intimidadora para jovens adultos que estão apenas começando.

Há também o equívoco de que é preciso muito dinheiro para começar a investir. Existem muitas plataformas nas quais você pode começar com pouco.

 

Monitoramento de micro despesas

Para onde vai seu dinheiro? Acompanhar cada despesa vai ajudá-la a encontrar despesas desnecessárias (como cafezinhos e compras em lojas de fast fashion).

 

Aplicativos de orçamento

Você pode tirar proveito de aplicativos de organização financeira, que alertam quando você está gastando demais. Da mesma forma, os bancos têm apps que geram um relatório de despesas.

 

Controle de cartões de crédito

Cartões de crédito podem parecer ótimos, mas são uma faca de dois gumes. Você não deve usá-los como uma conta bancária. Se você não pode pagar por uma compra agora ou num futuro próximo, colocá-la no crédito a tornará uma dor de cabeça.

 

Economia inconsciente

Transfira dinheiro para sua conta poupança no dia em que receber seu pagamento e antes de gastá-lo. Isso força você a descobrir como sobreviver com o que você tem à vista e esperar até o próximo salário.

Você pode começar com uma pequena quantidade e, à medida que se acostuma, aumentar o valor das transferências. Faça o mesmo quando receber rendimentos inesperados (bônus, liquidação, saldo da dívida).

 

“Mimos”

Se você está economizando significativamente numa área de sua vida (como vida social e viagens), aproveite para pedir aquela comida que você tanto ama.

O objetivo não é se tornar mão de vaca sem lhe dar esses “gostinhos”. Quando você tem suas finanças em ordem, é mais fácil fazer essas despesas sem se preocupar em gastar em algo que vai te fazer feliz.

 

Leia também

5 e-books sobre finanças pessoais para entrar em 2021 fazendo as pazes com dinheiro

5 e-books sobre finanças pessoais para entrar em 2021 fazendo as pazes com dinheiro

Está no vermelho e precisa mudar isso? Estes 5 e-books sobre finanças pessoais podem ajudar.