Dicas para retomar seu estilo de vida saudável depois das festas

Siga

Nova Mulher
Reprodução/Nueva Mujer

Quando estamos em tempos festivos, é fácil cair nos excessos. Mas é importante que voltemos a um estilo de vida saudável para que nosso corpo funcione de forma ideal e previna doenças.

Quando janeiro chega, é o momento perfeito para criar uma dieta equilibrada, fazer atividade física e melhorar nosso dia a dia.

A primeira coisa que você precisa entender é que temos que ter muito cuidado com os planos de alguns dias que prometem nos deixar um corpo fabuloso em pouco tempo, pois muitas vezes são apenas estilos que não são sustentáveis.

Criar um estilo de vida positivo e saudável deve se concentrar em planos alimentares, exercícios e rotinas que possam permanecer em nossa vida diária a longo prazo, além de não causar efeitos rebotes.

Vamos lembrar que uma dieta equilibrada deve consistir dos três macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras), além de todas as vitaminas e minerais que nosso corpo precisa.

A diferença com a má alimentação é que em uma boa dieta deve haver moderação e macronutrientes devem vir de refeições saudáveis.

Depois de entender isso, podemos seguir em frente com algumas dicas específicas para ajudá-lo a fazer mudanças positivas e permanentes.

 

Você pode voltar ao seu estilo de vida saudável

Faça uma mudança progressiva

Não faça uma transformação radical de um momento para o outro. Mudanças progressivas tendem a ser mais positivas, enquanto mudanças de poucas semanas em dietas rigorosas podem causar um efeito rebote.

 

Visite um nutricionista

Não há melhor maneira de obter bons resultados do que ter uma avaliação de um especialista. Ele pode dizer exatamente o que seu corpo precisa e ajudá-la a criar um plano perfeito para o seu tipo de corpo e estilo de vida.

 

Atividade física

Comece a atividade física, não importa se é uma caminhada diária ou uma rotina mais elaborada. O importante é que você gradualmente soma o que precisa em sua rotina de exercícios.

 

Menos gordura saturada

Comece a evitar esses alimentos não saudáveis e calóricos e deixe-os apenas para ocasiões especiais ou uma vez por semana.

 

Crie um menu saudável

Se você já fez uma consulta nutricional, provavelmente sabe o que vai ajudá-lo a obter uma boa dieta, para que você possa criar um cardápio que você gosta semana a semana, mas que mantém as características que seu corpo precisa.

 

Hidratação

A água é indispensável para qualquer função do organismo, nunca deixe isso como um aspecto secundário. Tente colocar lembretes para tomar pelo menos oito copos por dia.

 

Boa rotina de sono

Poucos prestam atenção a esse fator, mas se você não tem uma boa rotina de sono, será muito difícil para você seguir em frente em todo o resto. Defina uma hora específica para dormir, não use dispositivos eletrônicos meia hora antes de ir para a cama e tente usar luzes menos intensas por um tempo antes de dormir.

 

Cuide de sua mente

Para se manter fisicamente saudável, sua saúde mental também deve ser cuidada. Por isso é uma boa ideia fazer terapias psicológicas, ler livros de bem-estar, meditar ou qualquer outra atividade que contribua para esse aspecto.

 

Fonte: Nueva Mujer