6 técnicas de relaxamento para acalmar a ansiedade

Siga

Nova Mulher
Reprodução/Nueva Mujer

Encontre um lugar confortável para realizar exercícios e técnicas de relaxamento. Você pode estar sozinha ou acompanhada, mas a luz deve ser fraca, pois facilitará a concentração e o relaxamento do corpo.

 

Controle a respiração

Uma das melhores técnicas para acalmar episódios de ansiedade é controlar a respiração.

Em um forte estado de ansiedade, o corpo precisa de mais oxigênio e a respiração acelera, assim como os batimentos cardíacos.

A melhor técnica de respiração é a seguinte: entre cinco e dez inspirações abdominais e expirações, lenta e profundamente do diafragma.

Inspire o ar pelo nariz e expire pela boca. Concentre-se em esvaziar completamente seus pulmões antes de inspirar novamente.

 

Relaxe seus músculos

Vários estudos têm indicado que o relaxamento muscular é super eficaz para o tratamento de transtornos de ansiedade e outros transtornos emocionais.

Você pode aprender a diminuir a tensão muscular realizando exercícios de tensão.

A natação é um dos exercícios mais eficazes para relaxar os músculos, bem como fortalecê-los.

 

Medite

Meditação envolve concentrar sua atenção para ajudá-lo a se sentir mais relaxado. Praticar meditação pode ajudá-la a reagir com mais calma às emoções e pensamentos, incluindo aqueles que causam estresse ou ansiedade.

Reserve de cinco a dez minutos para meditar. Esse estado de espírito ativa os pensamentos positivos e ativa memórias agradáveis.

A ideia é direcionar a concentração em imagens positivas e agradáveis, recriando situações que você gostaria de viver ou lembrar de momentos felizes do passado.

É aconselhável recorrer aos sentidos para tentar imaginar o cheiro, o toque e os sons da cena.

 

Sorria

Uma das técnicas mais eficazes para afastar a ansiedade é sorrir e ser alegre.

Rir contribui para a liberação de dopamina, endorfina e serotonina. Da mesma forma, rir relaxa o corpo, reduz a frequência cardíaca e reduz a pressão arterial.

Endorfinas ajudam a aliviar a dor e a serotonina age como um antidepressivo.

 

Faça ioga

As poses de ioga são projetadas para aumentar a força e a flexibilidade. É tudo combinado com técnicas de meditação ou relaxamento.

Agora, vários estudos nos últimos anos mostraram que a ioga pode ajudar com a ansiedade.

Da mesma forma, praticar ioga faz com que o corpo libere “hormônios de bem-estar”, chamados endorfinas, que podem ajudar a reduzir a depressão, a ansiedade e melhorar o humor.

A ioga também pode ter um impacto positivo na saúde mental das mulheres, contribuindo para um melhor sono e condicionamento físico.

Por outro lado, essa disciplina ajuda a reduzir a ansiedade, o estresse e a falta de humor.

 

Ouça música relaxante

Ouvir música relaxante também é uma ótima maneira de se conectar com nossos estados de ansiedade crônica.

Na verdade, música suave e relaxante vai ajudá-la a diminuir as preocupações, estresse e medos que você pode ter em mente.

 

Fonte: Nueva Mujer