logo
/ Reprodução/Nueva Mujer
Estilo de Vida 26/12/2020

4 frases que você pode dizer a alguém que teve uma perda este ano

Por : Nova Mulher

A pandemia COVID-19 que atingiu o mundo este ano trouxe perdas para todos. Enquanto a temporada de festas pode significar um tempo de paz e felicidade depois de tanto peso que foi vivido em 2020, para outros só traz mais pesar.

Este ano a morte de um ente querido tem sido ainda mais difícil de superar do que em qualquer outro momento. Você pode ter um amigo, parceiro ou alguém da sua família que perdeu um ente querido este ano e não sabe como se dirigir para que você não seja impertinente ou odioso.

Nunca é fácil falar sobre a morte, e mesmo se você acha que palavras de encorajamento são a chave para mostrar seu apoio a essa pessoa, elas realmente não são. De repente dizer “não fique triste” para alguém com depressão não soa tão lógico porque não é como se você escolhesse ficar deprimido. A mesma coisa acontece quando você diz “não se preocupe” para alguém que tem ansiedade.

Aquele que está enfrentando a perda de um ente querido pode se sentir deprimido e ansioso. Não importa quanto tempo tenha sido, nunca é fácil lidar com isso, muito menos quando é tudo caos no mundo exterior. Também não é que você não possa ser feliz nesta temporada porque essa pessoa está tendo um momento difícil, mas pode ser importante entender como se aproximar e o que dizer para fazê-la se sentir melhor.

 

“Estou aqui por você/Não deixe de me ligar ou escrever/Eu vou te ligar de volta para saber como você está”

Embora ninguém tenha a solução mágica definitiva para aliviar um coração partido que está enfrentando uma perda, não há nada mais reconfortante do que ver o apoio ao seu redor. Fazer essa pessoa ver que sua dor não é um incômodo e que ela é livre para chorar com você é uma coisa muito valiosa.

 

“Eu te amo”

Esta frase é simples, mas muito poderosa. Sentir-se sozinha, chateada e indefesa pode ser assustador, e é algo que essa pessoa certamente está sentindo. Dizer “eu te amo” é reconfortante e não precisa de explicações ou ir mais longe quando você diz isso do coração. Essa pessoa saberá que é genuíno.

 

“Eu não posso imaginar o que você está passando. Você só precisa saber que estou aqui para ouvir”

Não minimize suas emoções. A última coisa que uma pessoa em luto quer é que sua dor seja minimizada ou descartada.

Tentar mudar a emoção dessa pessoa não é a maneira de abordá-las. Mesmo que você realmente queira ver essa pessoa bem e animá-la, dizer-lhes para ver “o lado bom” não é a melhor coisa. Em vez disso, tente abordá-lo dizendo que você entende que não está se divertindo e que tem seu apoio incondicional para o que ele pode precisar.

 

“Tome o tempo que você precisar. Vai ficar tudo bem”

Para alguém com uma depressão profunda ou mesmo um humor extremamente baixo causado por uma perda, o dia a dia pode ser muito avassalador. Especialmente vendo a felicidade dos outros nesta temporada, e a pressão para “estar bem” pode piorar suas emoções.

Deixar essa pessoa saber que essa tristeza é muito válida, que não há maneira certa de atravessar esse momento e, portanto, não há tempo para se curar. No entanto, reitere seu apoio e não deixe de lembrá-lo que tudo ficará bem e que você estará lá.

 

Fonte: Nueva Mujer