Saúde e Bem-estar

Esta é a melhor rotina de cuidados para mulheres com pele seca e sensível

A maioria das pessoas com pele seca e sensível experimenta surtos desconfortáveis com coceira e esquimosidade. Além disso, o clima e os produtos irritantes também podem contribuir para sua condição.

Embora esse tipo de pele pareça exigir uma rotina cara e extrema, a verdade é bem diferente. Você só tem que seguir certas regras e, acima de tudo, ter muito cuidado com o que você aplica em seu rosto e como tratá-lo no processo.

 

Recomendados

Rotina de cuidados para mulheres com pele seca e sensível

Primeiro, certifique-se de lavar o rosto à noite. Poros entupidos podem causar irritação e inflamação. Para a pele seca e sensível, é melhor limpar o rosto corretamente uma vez por dia e pouco antes de dormir.

Para isso é recomendado uma loção de limpeza leve, ideal para pele seca que não contenha sabão ou sulfato de sódio (SLS). Esses ingredientes agressivos podem causar mais irritação e ressecamento.

Componentes de sabão (mesmo em algumas marcas de pele sensíveis) podem remover os óleos naturais necessários da pele, secando ainda mais.

Além dos produtos SLS, evite produtos de limpeza com fragrância, álcool, parabenos e ingredientes antimicrobianos, como triclosan. Antimicrobianos e fragrâncias podem causar mais irritação e ressecamento.

O que se segue em sua rotina de cuidados é uma loção hidratante. Para esta etapa, aplique exatamente o mesmo que o anterior: não use produtos SLS. Não aplique mais de uma vez por dia para evitar irritar sua pele sensível e seca.

Se você estiver usando a fórmula certa, a textura deve se sentir macia e não áspera. Se depois de lavar, você se sentir irritado e rachado, mude o produto.

Para uma dose extra de hidratação você pode optar por máscaras naturais com ingredientes que têm propriedades específicas para pele seca, como pepino ou mel. Deixe descansar por não mais do que 10 minutos e remova-os imediatamente com muita água.

Lave sempre o rosto com cuidado e seque-o com uma toalha de algodão macia. Nunca esfregue enquanto seca. Isso nutre a pele enquanto ela está ligeiramente úmida, ajudando o hidratante a penetrar. Além disso, se você esfregar a toalha no rosto, corre o risco de irritá-la dada a sua condição de pele sensível.

No dia seguinte, ative sua rotina de cuidados lavando seu rosto novamente da mesma maneira que fez na noite anterior. Esta será a única coisa que você vai aplicar durante o dia, então evite qualquer outro cosmético.

 

Dicas para cuidar da pele sensível e seca

Embora a rotina de cuidados seja eficaz o suficiente para manter a irritação e outros problemas à distância, há algumas coisas que você pode fazer durante o dia para cuidar ainda mais da sua pele.

A exposição excessiva ao sol sem proteção não é recomendada para qualquer tipo de pele, especialmente a pele sensível. O problema é que muitos protetores solares contêm benzofenonas e outros ingredientes agressivos. Para este caso use um com FPS 15 ou 30 à base de óxido de zinco e dióxido de titânio. Esses elementos são muito eficazes e macios para peles sensíveis.

Evite ar-condicionado  e use hidratantes e beba muita água nessas condições.

Não toque no seu rosto. Dermatologistas alertam para possíveis irritações ao transferir bactérias, fungos e vírus dos dedos para a pele. Certifique-se de que suas mãos estão limpas enquanto aplicam hidratantes e maquiagem.

E, por falar em maquiagem, os dermatologistas preferem cosméticos à base de minerais. Eles não entopem poros e geralmente são macios para peles sensíveis.

 

Fonte: Nueva Mujer

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM