O confinamento, o teletrabalho e as mudanças de estilo de vida fizeram com que muitas pessoas ganhassem peso durante esses meses.
ANÚNCIO
À medida que o verão se aproxima, muitos começam a se preocupar mais com sua aparência física e tentam diferentes métodos para reduzir quilos extras o mais rápido possível.
A nutricionista do Programa de Obesidade e Diabetes da Clínica Universidad de los Andes, Eliana Reyes, explica que “dietas extremas não são recomendadas porque são ruins para a saúde”.
“Por um lado, nos primeiros dias, as pessoas podem se sentir mal, ter um baixo açúcar e estarem cansadas. Se a dieta continuar, obviamente, causará um déficit de nutrientes, vitaminas e minerais.”
Como perder os quilos ganhos em pandemia?
- Diminuir a ingestão de calorias e aumentar a atividade física. Quando a dieta é acompanhada de exercícios, o que se espera é que uma pessoa perca entre 800 gramas e 1 quilo por semana. Será ainda mais se você fizer mais atividade física, e não diminuir sua ingestão alimentar.
- Coma uma dieta recomendada por especialistas para ser personalizada. Não adianta tirar uma dieta da internet porque não somos todos iguais. Tudo depende se você é um homem, uma mulher, a idade e a atividade física que faz. É muito importante entender que a dieta universal não existe.
- Coma uma dieta equilibrada que inclui laticínios, carnes brancas, ovos, muitos peixes, legumes e frutas.
- Não remova certos alimentos, como frutas e carboidratos (pão, cereais, arroz) — desde que sejam consumidos em quantidades moderadas.
- Evite comer alguns alimentos, como açúcares refinados, gorduras e frituras. Também é recomendado evitar o álcool, pois é uma importante fonte de calorias.
- Aumentar o consumo de líquidos, idealmente, dois litros por dia.
Além dessas dicas, Reyes explica que a perda de peso deve ser tomada com tranquilidade. “O processo de perda de peso deve ser fácil e não ter altas expectativas. Se os resultados não forem como o esperado, as pessoas podem facilmente ficar frustradas e desistir da dieta”, diz ele.
ANÚNCIO
Fonte: Nueva Mujer