logo
/ Unsplash
Estilo de Vida 10/12/2020

O poder da mente: saiba mais sobre a ‘profecia autorrealizável’

Por : Nova Mulher

Você já ouviu falar sobre a “profecia autorrealizável”? Os psicólogos da web a definem como um viés de percepção através do qual antecipamos fatos e suas consequências antes de ocorrerem, e com grande segurança.

O problema reside quando antecipamos ou prevemos coisas sem ter qualquer base lógica ou realista para chegar a uma conclusão.

 

A profecia autorrealizável

A teoria da profecia autorrealizável baseia-se na análise do sociólogo Robert King Merton dos estudos de outro sociólogo americano, William I. Thomas, que se aprofundou na sociologia do conhecimento e afirmou que “se os indivíduos definem situações como reais, eles são reais em suas consequências”.

O autor levantou o último caso do Banco Nacional como um exemplo de profecia autorrealizável em 1932, quando rumores infundados se espalharam da iminente falência bancária e todos os seus clientes foram tomar seu dinheiro com medo.

De fato, após esses fatos, o banco apresentou sua insolvência. Merton resume que descreveu este fato como uma “parábola”.

 

A parábola

“A parábola nos diz que as definições públicas de uma situação (profecias ou previsões) tornam-se parte integrante da situação e, portanto, afetam eventos subsequentes”, argumentou.

O viés de confirmação é uma crença irracional, assim como a profecia autorrealizável, que se baseia na busca constante que fazemos no contexto em que estamos agindo para confirmar esse pensamento.

 

As consequências

Uma das consequências da profecia autorrealizável é que ela nos coloca em uma situação de alerta, nos apresenta um cenário mental em que já sabemos o que vai acontecer e o que acontecerá a seguir, fazendo com que caiamos sem perceber em uma posição de desamparo e ansiedade diante do futuro.

Em muitas ocasiões, somos inconscientemente levados por essa profecia auto-realizada.

Por exemplo: se você acha que seu namorado está estranho com você e não te ama mais, você vai tratá-lo de forma diferente. Essa angústia fará com que você se afaste, o que pode levar seu parceiro finalmente a não querer ficar com você — por causa do seu padrão de comportamento.

 

Você sabe o perigo da profecia autorrealizável, então não deixe seu subconsciente te trair.

 

Fonte: Nueva Mujer