Dicas para curtir a solidão e aumentar sua autoestima

Siga

Nova Mulher
Reprodução/Nueva Mujer

Os humanos são seres sociais. É por isso que, quando estamos muito sozinhos, nos sentimos negativos. Porém, não precisa ser assim, porque é possível aprender a curtir a solidão.

Desenvolver a capacidade de estar bem sem a companhia de alguém não significa que precisamos nos isolar e não ter interação com outras pessoas, mas ser capaz de ter momentos de prazer quando estamos sozinhos.

A solidão, para muitos, está associada à tristeza, isolamento, dor e tédio. Mas essa perspectiva pode mudar e se transformar em um momento de reflexão, paz, conexão consigo mesmo — que todos nós precisamos em certos momentos.

É muito importante entender que, vivendo em uma sociedade onde as pessoas estão cada vez mais isoladas e têm um pensamento muito individual, devemos ter cuidado para não nos tornarmos pessoas isoladas.

A ideia não é suprimir nossa necessidade de socializar e se conectar com outros indivíduos, mas aprender que nosso bem-estar mental não depende disso.

Mas por que aprender a ficar sozinho? Qual é o objetivo de passar tempo conosco mesmos? Isso tem algum benefício?

 

Os problemas de não saber como ficar sozinho

Angústia constante

Aqueles que não sabem ficar sozinhos muitas vezes se sentem desconfortáveis em passar tempo sem companhia. Isso pode levar a sofrimento severo, estresse e até ansiedade. Isso muitas vezes influencia o sono ou a comida, à medida que se tornam recursos de fuga.

 

Evitar a solidão a qualquer custo

Não importa se eles têm que sacrificar o descanso ou o tempo de trabalho, aqueles que fogem da solidão buscam planos com companhia, não importa o que eles devem sacrificar. Isso os leva a uma vida cheia de estresse.

 

Dependência

Ao precisar de uma companhia permanentemente, os solitários começam a se adaptar a tudo o que os outros fazem. Isso significa até mesmo ir a lugares ou ter planos que eles não gostam muito. Quando isso se torna sério, muitos temem apresentar uma opção de plano para não correr o risco de receber um “não”.

 

Relações tóxicas

Quem não sabe ficar sozinho busca companhia e não avalia outras características. Isso acaba sendo complexo, pois prefere sofrer e estar imerso em situações tóxicas em vez de não ter uma companhia.

 

Como curtir a solidão

Procure atividades que você gosta e pode fazer sozinha

Ler, artesanato, assistir séries ou ouvir música. Encontrar aqueles hobbies simples que fazem você se sentir bem e desfrutar autenticamente. Se você apreciá-los em sua solidão, você logo vai transformá-lo em um momento para si mesma.

 

Crie um espaço para você

Se você vai passar algum tempo sozinho, é melhor ter um bom lugar para fazê-lo. Não importa se é pequeno ou grande, seja no seu quarto ou no banheiro. A ideia é que você encontre, se necessário, o espaço para se sentir em paz.

 

Pare de pensar no tempo

Um pensamento comum para aqueles que não gostam de ficar sozinhos é que eles perdem tempo. Tire um dia por semana para deixar isso de lado, descansar, aproveitar, se divertir em sua individualidade.

 

Lembre-se, é sobre se divertir consigo mesmo, mas não se isolar. Você deve aprender a separar o tempo com seus amigos e tempo para ficar sozinho. Preocupe-se em deixar ambas as facetas da sua vida equilibradas.

 

Fonte: Nueva Mujer