Saúde e Bem-estar

Sintomas silenciosos que podem indicar um quadro de ansiedade

A ansiedade é um mecanismo de defesa que todos os humanos têm. É um sistema de alerta para situações consideradas ameaçadoras e pode ser ativado quando a pessoa teme que algo ruim vá acontecer.

Aqueles com ansiedade desenvolvem sentimentos de medo e preocupação, bem como outros sintomas físicos, como a tensão muscular.

 

Sintomas da ansiedade

  1. A ansiedade pode envolver medo, batimentos cardíacos acelerados, tonturas, dor no peito, falta de ar e pensamentos irracionais.
  2. A ansiedade pode desencadear um ataque. O medo do ataque de pânico pode afetar o comportamento e a capacidade de funcionamento de uma pessoa na vida cotidiana.
  3. Os sintomas mais perigosos ao sofrer ansiedade são: alterações na frequência cardíaca, tensão na cabeça ou pescoço, náusea ou diarreia, opressão na garganta e falta de ar, sensação de desmaio.
  4. A ansiedade persistente pode causar outros problemas, como depressão e transtorno de pânico grave.
  5. A ansiedade pode desencadear o uso de substâncias nocivas para controlar o medo e o estresse, como drogas. Esse é um dos sintomas mais perigosos.

 

Causas da ansiedade

  1. Pressão do trabalho ou pressão financeira.
  2. Problemas familiares ou sentimentais sérios, como divórcio, separação ou luto.
  3. Problemas que lidam com questões administrativas ou tecnológicas.

 

Quando ver um médico

  1. Você sente que está se preocupando demais e que isso interfere no seu trabalho, relacionamentos e outros aspectos da sua vida.
  2. Se você se sentir deprimido, ter problemas com uso drogas, ou ter outros problemas de saúde mental junto com a ansiedade
  3. Você tem pensamentos ou comportamentos suicidas. Se assim for, procure tratamento de emergência imediatamente.

 

Leia também

 

Alimentos que ajudam a controlar a ansiedade

Sementes de abóbora

Elas contêm quase 20% do valor diário recomendado de magnésio e ajudam a regular a pressão arterial, bem como reduzem os sintomas de estresse e ansiedade. Também contêm zinco, que é um grande mineral para regular o humor.

 

Peixes e óleos

Salmão, sardinha, abacate e azeite são todos alimentos ricos em ácidos graxos ômega 3. Essa substância atua positivamente no corpo e ajuda a melhorar a saúde. Eles ajudam com as funções cognitivas do cérebro e podem ajudar a diminuir os transtornos de humor, como ansiedade e depressão.

 

Nozes

Há uma grande variedade: amêndoas, nozes, castanha-de-caju e muito mais. Este alimento tem gorduras saudáveis, que são excelentes para o corpo.

Estudos científicos determinaram que as nozes ajudam a diminuir pensamentos depressivos e o crescimento cerebral, bem como a retenção de memória. Eles contêm magnésio, que pode ajudar a ativar a serotonina, conhecida como hormônio da felicidade.

 

Grãos

Os legumes, especialmente os verdes, têm muitos minerais, vitaminas, fibras e proteínas. Grão-de-bico, lentilha, feijão e outras variedades contêm antioxidantes, vitamina B6 e magnésio, que dão ao corpo mais energia e vitalidade.

 

Açafrão

Ajuda a reduzir os níveis de ansiedade por sua capacidade de reduzir a inflamação no cérebro e os níveis de estresse oxidativo.

Também pode ajudar a desenvolver DHA (o mesmo encontrado em alimentos ricos em ômega 3), que também afeta a diminuição dos sentimentos de ansiedade.

O consumo de açafrão está ligado ao aumento dos níveis de antioxidantes no sangue e ajuda a prevenir danos nas células cerebrais.

 

Fonte: Nueva Mujer

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM