Saúde e Bem-estar

Estresse pode ‘acordar’ células que causam tumores

Um estudo publicado na revista especializada Science Translational Medicine revelou que hormônios do estresse e células imunes (neutrófilos) poderiam despertar células tumorais anos depois de passar pelo tratamento do câncer.

 

Leia também

 

Hormônios do estresse podem fazer com que tumores de câncer apareçam

O estudo foi realizado em dados de camundongos de 80 pacientes com câncer de pulmão. Verificou-se que a reativação dependia de neutrófilos de hormônios de estresse como norepinefrina e cortisol.

Ao induzir o estresse em camundongos, resultou na reativação das células tumorais. Como tratamento, os beta bloqueadores foram experimentados para inibir a sinalização hormonal do estresse, que impediu a reativação das células tumorais.

O estudo também analisou amostras de soro de 80 pacientes que tiveram câncer de pulmão removido cirurgicamente e descobriu que pacientes com maiores concentrações de proteínas S100A8/A9 eram mais propensos a ter experimentado uma reincidência 33 meses após a cirurgia.

Este estudo será fundamental para entender como a reincidência ocorre em pacientes com câncer, que, apesar de diferentes tratamentos, evoluem mais células cancerígenas após quimioterapia ou cirurgias.

A reincidência dos tumores é uma das principais causas de morte em pacientes com câncer, porém não está claro quais mecanismos biológicos a causam.

 

Fonte: Nueva Mujer

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM