É normal recorrer a qualquer mecanismo de busca na internet por soluções para aliviar sua dor menstrual. Centenas de remédios caseiros aparecem — e, falando a verdade, a maioria não vai ajudar.
ANÚNCIO
Em meio à avalanche de informações, especialistas recomendam diferentes opções que vão desde medicamentos, alimentação adequada e atividades físicas que ajudarão você a se sentir melhor nesses dias horríveis do mês.
A causa da dor menstrual
Embora pareça comum para nós, a dor não é normal. Para especialistas, é ideal consultar um médico e aplicar o tratamento adequado.
“A dor tem a ver com contração uterina excessiva, que leva à liberação de substâncias geradoras de dor no útero, embora possa ser devido a outras causas”, disse a ginecologista Maria Elisa Moltoni.
“Uma das que precisam ser descartadas é a endometriose, que pode estar associada à dor pélvica crônica, bem como à infertilidade”, acrescentou.
É por isso que a dismenorreia, termo médico, é qualificada em primária quando não tem uma determinada origem, e secundária quando há uma doença subjacente que deve ser tratada com o especialista.
ANÚNCIO
As soluções que funcionam
No entanto, se sua dor menstrual é “apenas” desconfortável e não envolve outra patologia, existem várias alternativas para se sentir bem.
A especialista afirma que os analgésicos são bons companheiros nos dias de hoje — mas sem abusar deles.
“Os anti-inflamatórios não esteroides funcionam inibindo substâncias produtoras de dor”, alertou Moltini.
Na verdade, ela afirmou que, se usado nas doses e nos momentos certos, é possível controlar a dor menstrual.
“Existem outros tratamentos que não têm tanta validação científica, como o uso de magnésio e vitamina B6”, acrescentou a ginecologista, que também não descartou os remédios naturais.
Para quem prefere essas soluções em vez de medicamentos, uma boa ideia é aplicar um saco de água quente na barriga para promover a vasodilatação e causar alívio na área.
Da mesma forma, consumir alimentos ricos em magnésio ajuda o relaxamento muscular, por isso é preferível modificar o seu dia com muitos vegetais verdes e diminuir sua ingestão de carne e produtos lácteos.
O exercício contra a dor
Acredite ou não, a atividade física ajuda a encontrar alívio quando as dores menstruais atacam. Uma das práticas mais recomendadas é o yoga, pois existem certas posições que têm um impacto particularmente positivo.
Fonte: Nueva Mujer