logo
/ Unsplash
Estilo de Vida 25/11/2020

A importância de cuidar de seus olhos em tempos de pandemia e em qualquer momento da vida

Por : Nova Mulher

Eu uso óculos desde os 12 anos. Passei por todas as fases, amando-os e odiando-os. Minha relação com eles mudou com o tempo. Agora, com a chegada dos meus 30 anos, cuidar da minha visão não é apenas uma questão de estética; é saúde.

Anos atrás, eu experimentei um serviço on-line de óculos. Sim, você leu bem: você envia sua receita, escolhe o modelo que mais gosta, faz o pagamento, e eles chegam ao conforto da sua casa. A verdade soa nova e nada contra fazê-lo, mas com o tempo descobri que o cuidado ocular deveria ser abrangente e aprofundado.

Por três ou quatro anos, como se fosse um check-up anual (como uma visita ao ginecologista), tenho ido com especialistas em saúde visual, porque não é apenas sobre você ver bem, também ter certeza de que seus olhos estão saudáveis, que a pressão ocular está em seus níveis ideais, ou que sua lágrima é saudável.

Sim, com o uso excessivo de dispositivos eletrônicos as pessoas tendem a piscar menos o que faz com que o olho seque. E o estado de lubrificação do olho não é o melhor.

Todas essas coisas que descobri indo até os especialistas que me orientaram sobre como escolher lentes que vão de acordo com minha atividade e tempo na frente do computador e do dispositivo móvel.

 

A importância da saúde visual nas pandemias

Com o novo normal, passamos horas na frente da televisão, computador e celular — dispositivos que emitem luz azul que machuca os olhos.

Idealmente, você pode comprar lentes que tenham a tecnologia certa, com a qual você pode desfrutar de todas essas atividades sem deteriorar ainda mais sua visão.

Um estudo realizado pela Associação de Visão e Vida de Utilidade Pública na Espanha aponta que 5 em cada 10 pessoas com mais de 40 anos sofreram uma mudança em sua grau durante esse período. Situação que alerta grupos mais jovens, que muitas vezes não levam a saúde visual a sério.

Minhas lentes são têm transições, uma tecnologia que as faz mudar de cor quando estou exposto à luz solar, o que garante que, independentemente das condições de luz, meus olhos estejam protegidos.

Uso-os há dois anos e notei como a minha visão não se deteriora, como uma graduação correta em combinação com lentes adequadas cuidou dos meus olhos, ou seja, para me proteger da luz azul, ter anti-reflexivo e muito mais.

Se você usa óculos há muito tempo, como é o meu caso, você certamente enfrentou a seguinte situação: quando você muda de sala para sala onde há uma variação de luz, você fecha os olhos e escolhe tirar seus óculos, posso dizer que já que uso óculos com tecnologia Transitions isso é coisa do passado. Minhas lentes mudam de cor de acordo com as condições de luz.

 

Assessoria de especialistas

Descanse sua visão com frequência, aplique a regra 20-20-20: a cada 20 minutos de trabalho, descanse 20 segundos, concentre algo a seis metros, lembre-se de piscar.

O monitor deve estar entre 50 e 70 centímetros de distância (estique o braço em direção ao monitor e coloque-o onde seus dedos estão).

O tamanho da fonte é importante, se você sentir a necessidade de ler mais de perto, recomenda-se que o tamanho da fonte seja 3 vezes maior do que o menor que você pode ler (8 a 12 pontos).

Mantenha o monitor em uma altura adequada, ele deve estar localizado entre o nível dos olhos e 30 graus abaixo da linha de visão. Esta posição permite manter uma ergonomia correta na frente das telas.

 

Fonte: Nueva Mujer