Saúde e Bem-estar

Conheça os sintomas de uma crise de ansiedade e como controlá-los

Medo, fadiga, tremores e falta de ar podem ser sinais de que você está passando por uma crise de ansiedade, um episódio que pode ocorrer de maneira leve ou intensa — e às vezes é realmente difícil identificar e, acima de tudo, controlar.

Existem várias situações na vida em que é normal sentir alguma ansiedade, porém, há também certas características que diferenciam um estado normal a um ponto patológico que deve ser tratado por um especialista.

Preocupações e medos intensos, excessivos e persistentes podem ser indicadores de que algo não está certo. Neste ponto, é importante avaliar-nos e determinar se precisamos de ajuda profissional.

Recomendados

 

Crise de ansiedade

Pessoas que sofrem desse transtorno muitas vezes experimentam episódios de sentimentos intensos repentinos, como terror ou medo, que atingem seu nível mais alto, conhecido como crise de ansiedade.

Às vezes, algumas pessoas podem ter sintomas muito mais graves e desenvolver ataques de pânico, que, embora à primeira vista possam ter sintomas semelhantes a crises de ansiedade, têm diferenças marcadas pela intensidade.

De acordo com o portal Mayoclinic, existem vários tipos como “transtorno de ansiedade generalizada, fobia social, fobias específicas e transtorno de estresse de separação. Você pode ter mais de uma desordem deste tipo. Às vezes, a ansiedade surge de uma doença que requer tratamento”.

Dessa forma, a primeira coisa que você precisa entender antes de saber como lidar com uma crise de ansiedade é saber se você passou por uma, por isso é crucial que você saiba os sintomas que ocorrem.

 

Sintomas de ansiedade

  1. Sentindo-se nervoso, agitado ou tenso
  2. Sensação de perigo iminente
  3. Aumento da frequência cardíaca
  4. Respiração acelerada (hiperventilação)
  5. Tensão muscular
  6. Suor
  7. Tremores
  8. Sentindo-se fraco ou cansado
  9. Problemas de concentração ou pensar em qualquer outra coisa que não seja a preocupação atual
  10. Tendo problemas para dormir
  11. Ter problemas gastrointestinais
  12. Tendo dificuldade em controlar preocupações
  13. Ter a necessidade de evitar situações geradoras de ansiedade

 

Embora alguns desses sintomas possam estar presentes continuamente, as crises de ansiedade são caracterizadas por tê-los muito mais intensamente.

Nem todas as convulsões mostram todos os sintomas; na verdade, nem todos com ansiedade têm os mesmos sinais.

É importante saber que essas crises podem ocorrer de repente, mas também podem resultar de situações estressantes de várias escalas.

Os ataques de pânico diferem por serem muito mais intensos e muitas vezes aparecem de repente, mesmo que as pessoas estejam em tempos livres de estresse.

 

Como controlar crises de ansiedade

Tente levar sua mente para um lugar diferente

Quando você pensa em preocupações e medo, esforce-se para focar seu pensamento em outra coisa, como contar de 100 até um.

 

Repita que são apenas sintomas

Tente pensar que o que você sente não é um medo 100% real, lembre-se que os sintomas estão fazendo você ver tudo pior do que realmente é.

 

Concentre-se em sua respiração

Geralmente acelera muito em crises, então você tem que se tornar muito consciente disso e tentar controlá-la. Respire calmamente inalando pelo nariz e exalando pela boca.

Depois de 30 minutos, é possível que a crise vá. Depois disso, é muito provável que você se sinta cansada, pouco a pouco isso vai acontecer.

Tenha em mente que, se a crise não desaparecer depois de muito tempo, é melhor ver um médico.

 

Fonte: Nueva Mujer

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM