Saúde e Bem-estar

5 sintomas de câncer de mama que você pode identificar em casa

O câncer de mama é a doença que mais causa mortes a cada ano, segundo estatísticas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O câncer é um processo de crescimento descontrolado e disseminação de células, que pode ocorrer praticamente em qualquer lugar do corpo, segundo a própria OMS.

Um tumor geralmente invade tecido circundante e pode metástase para pontos distantes do corpo.

Aqui estão cinco sintomas do câncer da mama. Então, cuidado e não hesite em ver um médico especialista:

 

Hemorragias anormais

Este é um sintoma que deve ser sempre considerado um alerta, seja para o câncer de mama ou para qualquer outra doença. Neste caso, algumas pessoas experimentam sangramento nos mamilos. Retração ou afundamento do mamilo é um dos sinais mais claros para mostrar câncer de mama.

 

Perda súbita de peso

Perder cinco ou mais quilos sem motivo aparente pode ser um sintoma claro do câncer da mãe. O hipermetabolismo é sofrido, ou seja, o aumento do gasto energético. Isso pode ser devido à falta de apetite, sensação de estar cheio, dificuldade para engolir ou até mesmo sintomas de ansiedade.

 

Dor nos seios

Nos estágios iniciais da doença, é raro perceber dor quando você sente ou aperta o peito. No entanto, quando o câncer evoluiu, há um aumento na sensibilidade e dor apenas tocando-o.

 

Menopausa prematura

Ser mulher com mais de 55 anos, ter histórico familiar que sofreu a doença, iniciar o ciclo menstrual antes dos 12 anos, vivenciar uma menopausa tardia ou prematura ou obesidade, entre outros, pode ser alguns riscos que aumentam a chance de ter câncer de mama.

 

Outros sinais de alerta de câncer de mama incluem:

  1. Um novo nódulo no peito ou axila (debaixo do braço).
  2. Aumento da espessura ou inchaço de parte da mama.
  3. Irritação ou afundamento da pele do peito.
  4. Vermelhidão ou descamação no mamilo ou na área do peito.
  5. Afundamento do mamilo ou dor nessa área.
  6. Qualquer alteração no tamanho ou forma do peito.
  7. Dor em qualquer lugar do peito.
Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM