Vitaminas são nutrientes essenciais e devem ser consumidas diariamente para que nosso corpo funcione de forma ideal, e a vitamina C não é exceção. Mas, como tudo, em excesso pode causar efeitos colaterais.
ANÚNCIO
A vitamina C
A função mais importante da vitamina C é que ela fortalece o sistema imunológico. Nestes tempos, a pandemia é a razão pela qual a maioria de nós toma esses suplementos.
No entanto, de acordo com o portal Nueva Mujer, se consumido através de alimentos naturais não é perigoso; mas ao tomar vitamina C em excesso através de suplementos pode levar a uma overdose.
Os efeitos colaterais
Em doses de menos de 1 grama ocorre uma absorção de 70 a 90%. Quando excede essa quantidade, apenas 50% é absorvida. O que não absorve o corpo pode irritar o trato gastrointestinal e produzir efeitos colaterais como:
- diarreia
- náusea
- vômito
- azia
- dor de cabeça
- insônia
Além disso, há sintomas mais delicados a considerar:
ANÚNCIO
Pedras nos rins
O excesso de vitamina C é excretado do nosso corpo através da urina. Mas, às vezes, esse excesso se liga a outros minerais formando cristais que podem levar a pedras nos rins.
Absorção de vitamina B12
O excesso de vitamina C pode interferir na absorção de vitamina B12. Na verdade, é recomendável que se você estiver tomando esses dois suplementos vitamínicos, você deve manter uma margem de cerca de 2 horas entre eles.
Os limites
Para proteger contra esses possíveis efeitos colaterais, foi estabelecido um limite de ingestão de vitamina C para suplementos
- Bebês: 400 miligramas/dia
- Crianças de 4 a 8 anos: 650 miligramas/dia
- Crianças de 9 a 13 anos: 1.200 miligramas/dia
- Adolescentes de 14 a 17 anos: 1.800 miligramas/dia
- Gestantes e lactantes: 1.800 miligramas/dia
- Adultos: 2.000 miligramas/dia