3 formas de deixar de ter pensamentos negativos

Reprodução / Sony Pictures Releasing

Estudos mostram que até 70% de todas as nossas conversas mentais são negativas. No entanto, a conselheira Meg Selig aponta que é possível mudar a mentalidade em uma direção melhor com três pensamentos simples.

Descubra como neste texto traduzido e adaptado do blog Psychology Today:

  1. "Não está acontecendo agora."

Sim, certamente é possível que ocorra uma catástrofe, mas não está acontecendo agora. Essa frase pode ajudá-lo a ver que, pelo menos por enquanto, você está seguro.

  1. "Aconteça o que acontecer, eu posso lidar com isso."

Esta declaração lembra você de seus próprios recursos internos e lhe dá a determinação para enfrentar os desafios da vida.

  1. “Estou causando meu próprio sofrimento. Posso parar?”

A primeira parte desta declaração tem sua origem nas "Quatro Nobres Verdades do Budismo". A pergunta "posso parar?" vem de estudos motivacionais que sugerem que fazer uma pergunta tende a ser mais motivador do que simplesmente dizer "vou parar".

A pergunta-chave ajuda a ver que temos uma escolha. Claro, se realmente houver uma catástrofe em seu caminho (divórcio, morte da família ou desastre natural), a melhor coisa a se perguntar é: "Qual a melhor forma de me preparar para esse evento?", o planejamento das ações alivia a ansiedade.

É importante lembrar que, quando reconhecemos esses pensamentos, é necessário sempre usar uma das frases de conforto acima, já que mudar os hábitos mentais é difícil e as recaídas fazem parte do processo.

A especialista ressalta que deter o "pensamento catastrófico" é um projeto que pode durar a vida inteira. Ainda assim, uma conversa interna mais saudável o ajuda a superar o pensamento negativo, para que você possa concentrar mais rapidamente seus pensamentos no que realmente importa.