Saúde e Bem-estar

10 dicas para manter a saúde do cérebro mesmo com o envelhecimento

Free images

A situação gerada pela pandemia Covid-19 fez com que muitas pessoas sofressem estresse. Há também outros tipos de descargas mentais, como ansiedade e depressão.

ANÚNCIO

Segundo o portal Nueva Mujer, especialistas apontam que, embora esses episódios não sejam considerados um fator de risco para a saúde cerebral no nível neurológico, a longo prazo, eles podem ter consequências.

Não importa a idade, é sempre bom cuidar da nossa saúde mental. No entanto, especialistas alertam que depois dos 25 anos começa a perder volume cerebral naturalmente.

Recomendados

Em outras palavras, a saúde cerebral começa a sofrer de um declínio na agilidade mental, capacidade de raciocínio e memória episódica.

 

Dicas dos especialistas

  1. Sustentar e fortalecer as relações sociais e afetivas está impedindo o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.
  2. Desconecte-se regularmente usando técnicas como yoga e outras atividades de relaxamento.
  3. Realize jogos mentais exercitando a agilidade através de jogos mentais como sopa de palavras, xadrez, sudokus, jogos de perguntas e respostas, palavras cruzadas e jogos de cartas, entre outros.
  4. Realizar exercícios de memorização, como aprender uma música, lista de compras, número de telefone e poesia.
  5. Adquirir novos conhecimentos. Este é considerado um aspecto fundamental para a capacidade do cérebro de formar novas conexões e manter a mente ágil.

 

Outras recomendações

  1. Trabalhe a concentração. Práticas como pomodoro e mindfulness ajudam a melhorar ainda mais a memorização, aprendizado e concentração para a saúde cerebral.
  2. Descanse bem. A Sociedade Espanhola de Neurologia garante que ter um sono de qualidade protege a saúde do nosso cérebro porque através do sono as funções relacionadas à aprendizagem são restauradas, assim como a memória e o humor.
  3. Faça exercícios físicos regularmente. Isso aumenta sua frequência cardíaca, permitindo que mais oxigênio seja bombeado para o cérebro.
  4. Tenha uma dieta saudável. Isso deve ser baseado em ingredientes que protegem a saúde cerebral do envelhecimento. Você pode incluir vegetais, minerais, vitaminas e antioxidantes em sua dieta.
  5. Evite o uso de álcool e tabaco. Esses maus hábitos interferem na função neural e são um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cerebrovasculares.

Tags

Últimas Notícias