Saúde e Bem-estar

10 truques para reduzir o açúcar em sua dieta

As consequências negativas do consumo de açúcar branco são mais do que comprovadas. Segundo o portal Nueva Mujer, gera doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu que a medida ideal não é ultrapassar 25 gramas por dia, mas não indica mínimo. Quanto menos, melhor.

Para atingir esse mínimo, basta seguir estas 10 dicas:

  1. Eduque o seu paladar. Se você adoçar as suas bebidas, adicione uma quantidade menor de adoçante cada vez. O seu paladar vai se acostumar com isso.
  2. Coma frutas e legumes inteiros. Se você usar enlatados, escolha aqueles que não têm açúcares ou adoçantes.
  3. Reduza o consumo de alimentos ricos em açúcares, como massas, geléias e iogurtes aromatizados.
  4. Prefira caseiro. Tudo o que você pode fazer em casa será muito mais saudável e nutritivo, pois você vai controlar essa porcentagem de açúcar.
  5. Diminua o máximo que puder os pratos e molhos pré-cozidos. Alimentos processados muitas vezes carregam um pouco de açúcar como conservante.
  6. Os adoçantes devem servir como uma ponte no processo de redução do açúcar e, se utilizados, escolher os que podem prejudicá-lo menos no nível intestinal: estévia, sucralose ou eritritol.
  7. Adoçantes naturais. À medida que os açúcares naturais são assimilados mais lentamente, eles são ricos em fibras e vitaminas. Por exemplo: passas, maçã assada e banana esmagada.
  8. Use especiarias e sementes, como canela, baunilha e noz-moscada. O óleo de coco também traz um pouco de doçura aos alimentos, mas deve ser orgânico.
  9. Bebidas vegetais naturais sem adoçante, como leite de coco, arroz ou amêndoa, também podem trazer um pouco de doçura e cremosidade para receitas.
  10. O chocolate, com um mínimo de 80% de cacau, também pode ser um bom substituto para algumas receitas.
Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM