As consequências negativas do consumo de açúcar branco são mais do que comprovadas. Segundo o portal Nueva Mujer, gera doenças como obesidade, diabetes e hipertensão.
ANÚNCIO
A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu que a medida ideal não é ultrapassar 25 gramas por dia, mas não indica mínimo. Quanto menos, melhor.
Para atingir esse mínimo, basta seguir estas 10 dicas:
- Eduque o seu paladar. Se você adoçar as suas bebidas, adicione uma quantidade menor de adoçante cada vez. O seu paladar vai se acostumar com isso.
- Coma frutas e legumes inteiros. Se você usar enlatados, escolha aqueles que não têm açúcares ou adoçantes.
- Reduza o consumo de alimentos ricos em açúcares, como massas, geléias e iogurtes aromatizados.
- Prefira caseiro. Tudo o que você pode fazer em casa será muito mais saudável e nutritivo, pois você vai controlar essa porcentagem de açúcar.
- Diminua o máximo que puder os pratos e molhos pré-cozidos. Alimentos processados muitas vezes carregam um pouco de açúcar como conservante.
- Os adoçantes devem servir como uma ponte no processo de redução do açúcar e, se utilizados, escolher os que podem prejudicá-lo menos no nível intestinal: estévia, sucralose ou eritritol.
- Adoçantes naturais. À medida que os açúcares naturais são assimilados mais lentamente, eles são ricos em fibras e vitaminas. Por exemplo: passas, maçã assada e banana esmagada.
- Use especiarias e sementes, como canela, baunilha e noz-moscada. O óleo de coco também traz um pouco de doçura aos alimentos, mas deve ser orgânico.
- Bebidas vegetais naturais sem adoçante, como leite de coco, arroz ou amêndoa, também podem trazer um pouco de doçura e cremosidade para receitas.
- O chocolate, com um mínimo de 80% de cacau, também pode ser um bom substituto para algumas receitas.