Estilo de Vida

Evento destaca os desafios da mulher negra viajante

Crédito: Retha Ferguson no Pexels

O site O Mundo é Delas, em parceria com startup Diaspora Black, realizou uma live exclusiva sobre a valorização e presença da mulher negra no turismo. O evento teve como objetivo destacar o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que foi comemorado no último sábado (25) e representa a conquista e importância dessa cultura. Além disso, outros tópicos sobre o tema foram destacados ao decorrer da live.

ANÚNCIO

A jornalista Larissa Farias, responsável por mediar a conversa, iniciou com um questionamento que vem repercutindo nos últimos tempos: “o correto é utilizar o termo preto ou negro?”. Para responder essa pergunta, a convidada Cíntia Ramos, diretora da Diaspora Black, evidenciou que, mesmo não podendo responder por todo o movimento, independente da nomenclatura, uma vez que não existe certo ou errado, o que realmente vale é a intenção e respeito. “Se o seu intuito for comentar e não ofender, qualquer uma das palavras estão corretas”, complementa a diretora.

Em relação aos desafios vivenciados por mulheres negras viajantes, Cíntia comenta do racismo que ainda se faz presente em suas experiências pelo mundo. “Todas as vezes que passei pelos aeroportos eu era a pessoa parada. Muitas vezes tive que provar que eu estava sim viajando por meios próprios, que eu falava sim outros idiomas”, relata Cíntia. “Esse tipo de coisa se apresenta na vida de uma mulher negra viajante”.

Diante das questões abordadas, o público mostrou seu interesse pelo tema, assim como também apresentou dúvidas que ainda existem sobre assunto. Com isso, foi destacado a importância da educação e informação sobre a cultura negra como forma de combater o racismo. Em vista dessa necessidade de informação, a Diaspora Black, recentemente, passou a oferecer cursos online com foco em educar e quebrar esse tipo de barreira.

Ainda com foco em transmitir conhecimento, quando questionada sobre como  outros viajantes solo podem contribuir para um cenário mais amigável viajantes negras, Cíntia comenta da liberdade de se posicionar diante de uma cena de racismo. “Eu sempre falo que o racismo é uma invenção da população não-negra. Então, é importante que as pessoas não-negras estejam atentas e disponíveis para batalhar por algo que vivenciamos todos os dias”, finaliza.

Para acompanhar a live completa e mais informações sobre o tema, acesse a gravação  disponível no perfil do O Mundo é Delas.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias