Grelhada, recheada, gratinada, são as formas mais comuns de prepará-las e que precisam neutralizar o sabor amargo das berinjelas.
ANÚNCIO
Este vegetal leve contém uma substância chamada solanina, que é tóxica se consumida crua e dá à berinjela um sabor amargo.
Porém, remover esse sabor é facilmente solucionável e, aqui, explicaremos como, mas primeiro explicaremos como escolher as melhores beringelas no mercado.
- Elas devem ser brilhantes e firmes ao toque. Com pele lisa e sem falhas.
- Aperte um pouco com os dedos, se um pequeno traço permanecer elas estarão prontas para consumir; caso contrário, ainda estarão um pouco verdes.
- Escolha beringelas mais leves em peso para que tenham menos sementes e sejam menos amargas e com um sabor mais suave.
Agora, sim, explicaremos como remover a amargura das berinjelas e, assim, poder usá-las nas preparações que você mais gosta.
Passos:
- Corte as berinjelas em fatias de centímetro de espessura ou em palitos, isso dependerá do uso que você fará depois.
- Coloque as fatias em um prato ou bandeja com papel absorvente e despeje sal sobre elas. Se você usar sal grosso, melhor.
- Deixe as berinjelas descansarem por aproximadamente meia hora.
- Depois desse tempo, você verá como as beringelas «suaram». Seque-os com a ajuda de uma toalha de cozinha limpa ou papel absorvente, removendo o sal e a água que as berinjelas suaram, e é aí que reside a amargura. Essa maneira de remover o amargor é perfeita para receitas em que a berinjela precisa ser frita.