Estilo de Vida

O que fazer quando seu cão late demais?

Por mais que amemos nossos cãezinhos, às vezes o excesso de latido gera desconforto e problemas com os vizinhos, principalmente se você mora em apartamento e tem vizinhos de parede.

Existem várias razões que podem explicar o comportamento de seu animal, e para chegar a um resultado é necessário eliminá-las uma a uma.

Em primeiro lugar, é necessário entender que algumas raças são mais propensas que outras a latir, mas geralmente o latido insistente pode apontar para algum problema fisiológico (pode se dor, coceira intensa, febre) e para eliminar essa hipótese é necessário levá-lo para uma avaliação do veterinário.

Recomendados

Outro fator determinante é o comportamental. Muitas vezes, os cães latem para chamar a atenção dos donos. Neste caso específico, dar petiscos ou fazer carinho para que ele pare de latir tem efeito contrário, você está reforçando esse comportamento. Melhor ignorar e sair de perto.  A melhor tática é reforçar o comportamento com petiscos quando ele estiver calmo. Aos poucos, seu cachorro vai aprender que é mais recompensando pelo silêncio do que pelo barulho.

Alguns cães, ainda, não lidam bem com a solidão, e quando são deixados em casa pela família latem muito e choram para chamar atenção. Existem técnicas adequadas para tratar esse comportamento e o veterinário pode dar dicas importantes para vencer esse problema.

O importante é entender que seu pet, assim como você, também tem necessidades e precisa de atenção e uma rotina que inclua um tempo para vocês desfrutarem juntos, mesmo que seja apenas aquele passeio rápido na rua para um xixizinho.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM