A empresária Kim Kardashian, em mais de uma ocasião, deixou claro que sofre como alguns de seus milhões de seguidores, apesar de toda a fortuna que possui, pois o dinheiro não pode comprar a saúde. Aos 30 anos, foi diagnosticada com psoríase, uma doença de pele que afetou seu rosto e pernas.
ANÚNCIO
Nesta segunda-feira, 15 de julho, ela fez até o impensável para que a psoríase a deixe levar uma vida muito mais tranquila, pois esta doença crônica e inflamatória da pele se manifesta com erupções cutâneas, manchas vermelhas e escamosas que coçam intensamente. É genética e pode ser exacerbada pelo estresse, infecções e outras doenças.
Ela afirmou que herdou isso de sua mãe, Kris Jenner. Ao contrário de alguns pacientes que sofrem desde a infância, Kim descobriu aos 30 anos durante o aniversário de seu sobrinho Mason. Ela explicou que certas partes do corpo começaram a coçar quando usou um vestido de lantejoulas.
“Eu faria qualquer coisa”, disse a apresentadora, Dra. Thais Aliabadi, sobre seu tratamento. “Eu tentei... ervas especiais, o método holístico, uma dieta à base de suco de aipo por seis semanas, todos os cremes tópicos, todos os sabonetes, desde os naturais até os artificiais.” Kardashian mencionou que naquela época ela se injetou com cortisol e isso a aliviou muito por alguns anos. Mas depois a doença retornou e desta vez foi para ficar, como ela expressou no podcast ‘She MD’.
Seu filho tem uma doença de pele incurável
Mas se para ela é um verdadeiro desafio lidar com sua condição, pois expressou que agora também precisa ter paciência para cuidar de um de seus filhos. Ela revelou que um dos quatro, sem especificar quem, sofre de vitiligo. "Veio da minha mãe, passou para mim... e eu transmiti de uma forma diferente para meu filho, que tem vitiligo de forma muito leve", confessou a empresária em uma nota publicada pelo portal Page Six
Kardashian esclareceu que a condição de seu filho, que ocorre quando as células produtoras de pigmento param de funcionar, agora está “sob controle”. Ela lembrou: “Eu não sabia nada sobre isso, mas ter que aprender sobre isso e descobrir de onde vem e que é hereditário e simplesmente aprender mais e poder compartilhar isso (tem sido uma bênção)”. A estrela de ‘Kardashians’ também observou que seus filhos têm eczema.
O vitiligo "é um distúrbio de pele de causa desconhecida que se caracteriza pela presença de manchas brancas devido à falta de pigmentação", de acordo com a Clínica Universidad de Navarra, Espanha, que afirmou que essa condição afeta 1% da população mundial.
É considerada uma condição de origem autoimune. De acordo com o Instituto Nacional de Artrite e Doenças Musculoesqueléticas e de Pele, “não há cura para o vitiligo, mas o tratamento pode ajudar a tornar o tom da pele mais uniforme”.