Biscoito ou bolacha? Rio ou São Paulo? A suposta rixa entre os estados vem muitas vezes carregada de humor, outras de seriedade, e até mesmo inexiste. Afinal de contas, são territórios com suas características complexas e que fazem o Brasil ser o que é.
ANÚNCIO
Mas, nem sempre resistimos a essas comparações. A atriz Leda Nagle deu seu ponto de vista sobre as diferenças entre o Rio de Janeiro e São Paulo no podcast “Não minta pra mim” e revelou certa preferência pela forma com a qual o paulista leva a vida e enxerga o trabalho.
Carioca blasé
Um dos aspectos apontados pela atriz é o fato dela considerar os cariocas mais blasés, pelo excesso de artistas e famosos em circulação. Enquanto em São Paulo, as pessoas declaram mais sua admiração umas pelas outras.
Compromisso
A atriz diz que as pessoas gostam e tem compromisso com o trabalho em São Paulo, e que se tratam de diferenças culturais:
“O garçom de São Paulo te trata muito bem. O do Rio, mais ou menos. A vendedora da loja de São Paulo te trata como rainha mesmo que você não compre. A do Rio tá sempre ocupada – espera aí que eu vou te ligar que chegou gente [diz imitando uma mulher ao telefone]. Chegou a cliente, a freguesa, ela vai ganhar uma comissão, mas você vai incomodar ela, porque ela estava falando no telefone.”
Leda reforça que a seriedade vista em São Paulo não significa que o Rio de Janeiro seja menos sério, mas sim que há uma cultura de maior flexibilidade no estado.
O apresentador Ricardo Ventura também reformou que as diferenças não são positivas ou negativas, e que são comuns em um país de dimensões continentais como o Brasil.
ANÚNCIO
· · ·
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.