Famosos

Mais do que brilho e riqueza: As maiores polêmicas com as joias da família real

Há diamantes que não são vistos há meses

coroa
Diamante Kooh-i-Noor foi visto pela última vez na cerimônia fúnebre da rainha Elizabeth II.

O brilho da realeza britânica nunca passa despercebido, e muito menos quando aparecem com suas joias impressionantes. Cada uma delas tem uma história única, algumas são tão antigas que estão vinculadas a antepassados que foram grandes nobres em sua época.

ANÚNCIO

Porém, por trás dessas deslumbrantes peças se escondem alguns mistérios e controvérsias como roubos, conquistas e conexões com outras famílias reais. Contamos sobre as polêmicas joias da realeza britânica.

As joias mais polêmicas da realeza britânica

O diamante Koh-i-Noor

joias
Diamante Kooh-i-Noor.

Um tesouro real e uma disputa história. Com uma fascinante história que nos leva para o século XIV na Índia, o diamante Koh-i-Noor de 105,6 quilates chegou às mãos da rainha Victoria em 1849.

Dizem que a pedra preciosa é da lenda de Bhagavad Purana de Krishna, um dos deuses mais importantes da cultura hindu e acredita-se que tenha certos poderes.

Por causa da sua origem desconhecida, a joia foi roubada múltiplas vezes e agora pertence à Coroa britânica como forma de demonstrar seu poder, deixando claro que essa era a joia indiana mais apreciada na Índia.

Hoje em dia, essa joia adorna a coroa da rainha mãe. Apesar de ter sido usada em coroações, a atual rainha Camila não quis usar nenhuma peça durante sua coroação.

Brincos de Meghan Markle

Kate Middleton
Brincos de Kate Middleton, presentes do príncipe da Arábia Saudita.

Durante uma viagem pela Austrália em 2018, a duquesa de Sussex apareceu com brincos incríveis que foram presenteados pelo príncipe da Arábia Saudita, conhecido por acusações de envolvimento no assassinato de um jornalista.

ANÚNCIO

Com o tempo, foi revelado que os brincos eram um presente do príncipe, ao contrário do que Meghan declarou, já que garantia que ser uma joia da monarquia britânica.

Tiara da Grande Duquesa Vladimir

Rainha Elizabeth
Rainha Elizabeth II com a tiara que pertenceu à monarquia russa.

Uma tiara majestosa tem um passado intrigante. Originalmente, a joia pertenceu a Grande Duquesa María Pávlovna da Rússia, reconhecida pela impressionante coleção de joias. Mas foi obrigada a se desfazer das joias e acabaram resgatadas por um oficial britânico.

Ao morrer, as joias foram vendidas para sustentar os filhos e a tiara foi comprada pela rainha Mary, avó da rainha Elizabeth II.

Broche de penas de Kate Middleton

broche
Broche que pertenceu à rainha Elizabeth e hoje está com Kate Middleton.

Essa joia é um broche em honra ao título de príncipe de Gales. Foi dado de presente de casamento à esposa do príncipe Edward VII. A joia tem o emblema do príncipe de Gales e tem três penas cercada por uma frase que significa ‘eu sirvo’.

Esse broche pertenceu a rainha Mary, posteriormente à rainha Elizabeth e que a deu para Lady Di no dia do seu casamento, porém, com o fim do casamento a princesa Diana teve de dar adeus à lendária joia.

A controvérsia mais intensa que gerou decepção nos britânicos é que essa mesma joia foi usada por Camila, atual esposa de Charles, da mesma forma que Lady Di usava.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias