Dois anos após sua última aparição na tela grande, Demi Moore retornou ao cinema em grande estilo como protagonista de um dos filmes mais aclamados até agora em 2024: ‘The Substance’. Protagonizado por Margaret Qualley e Dennis Quaid, o enredo escrito, dirigido e produzido por Coralie Fargeat mergulha na cultura da beleza tóxica a partir de uma perspectiva inovadora e perturbadora.
ANÚNCIO
Queres saber sobre o que se trata o novo filme de Moore? Continue lendo para conhecer a sinopse e outros detalhes da trama que retrata os perigos de querer ser a melhor versão de si mesmo.
Sobre o que se trata ‘The Substance’
‘The Substance’ é um drama de horror corporal que gira em torno de um inovador produto baseado na divisão celular que promete gerar uma versão mais jovem, bonita e perfeita de si mesmo.
O filme centra-se em Elisabeth Sparkle, a estrela de um programa de televisão de aeróbica. No seu 50º aniversário, ela é despedida pelo chefe devido à sua idade e fica com a moral em baixo. Ao voltar para casa se sentindo muito mal, ela recebe uma proposta inesperada: um laboratório oferece a ela se injetar uma substância que, ao entrar em seu sistema, criará um alter ego aprimorado dela.
No entanto, há uma condição muito importante que você deve aceitar para acessar seus benefícios milagrosos: compartilhar o tempo em intervalos alternados de uma semana com esta versão ‘melhorada’.
A sinopse oficial diz: “Alguma vez sonhou com uma versão melhor de si mesmo? Você. Apenas uma versão melhor em todos os sentidos. Sério. Tem que experimentar este novo produto. Chama-se ‘The Substance’. MUDOU A MINHA VIDA”.
"Gera outro você. Um novo você, mais jovem, mais bonito, mais perfeito. E só há uma regra: compartilham o tempo. Uma semana para você. Uma semana para o seu novo você. Sete dias cada um. Um equilíbrio perfeito. Fácil. Certo? Se você respeitar o equilíbrio... o que poderia dar errado?", conclui.
ANÚNCIO
A diretora assegurou em uma entrevista que o filme tenta ser uma “fábula de ‘cuidado com o que deseja’” e alertar sobre as sequelas éticas e emocionais da auto-melhoria extrema, de acordo com Infobae. Quanto à sua inspiração, a cineasta francesa disse em outra conversa citada pelo meio: “Eu quis explorar até onde as pessoas vão em busca da perfeição e as consequências que esses desejos trazem.
Moore, que interpreta a Sparkle, expressou que a história é “relevante na sociedade atual, onde somos constantemente bombardeados com padrões de beleza inatingíveis”.
Mais detalhes
‘The Substance’ não só conta com grandes estrelas na tela, mas também com uma equipe brilhante por trás das câmeras que fez com que o filme se destacasse não apenas em sua narrativa, mas também em termos técnicos.
Benjamin Kracun atuou como diretor de fotografia. Enquanto isso, Stanislas Reydellet foi responsável pela direção de arte do filme. Emmanuelle Youchnovski fez o design de vestuário da trama. Enquanto isso, Jerome Eltabet e Valentin Féron foram responsáveis pela coedição da trama, que promete ser impactante. Alexandra Loewy de ‘Working Title’ e Nicolas Royer da ‘A Good Story’ atuaram como produtores executivos. Eric Fellner e Tim Bevan da Working Title foram responsáveis pela produção.
Por último, o compositor Raffertie, conhecido pela trilha sonora de ‘Podría Destruirte’, foi responsável por criar a música. Seu trabalho ajudou a intensificar o clima tenso do filme e tem sido especialmente destacado por sua capacidade de ampliar as emoções do público.
“A trilha sonora desempenha um papel crucial na narrativa, destacando os momentos mais críticos da história”, acrescentou Fargeat, que recebeu aplausos por seu filme ‘Revenge’ (2018), conforme relatado pela mídia.
A equipe como um todo conseguiu criar um filme com uma cinematografia impecável e um design de produção que realça o ambiente distópico do inquietante filme coproduzido entre o Reino Unido, EUA e França.
Quando estreia nos cinemas?
‘The Substance’ teve sua estreia mundial na septuagésima sétima edição do prestigioso Festival de Cinema de Cannes no mês passado, onde recebeu uma ovação dos espectadores. A história, que apresenta de forma crítica a obsessão atual pela juventude e beleza, também recebeu duas indicações, das quais ganhou uma das mais importantes: o prêmio de melhor roteiro.
O filme chegará aos cinemas no próximo mês de setembro nos Estados Unidos e em outros países. Tudo indica que se tornará um dos lançamentos mais destacados do sétimo arte neste ano. Além disso, certamente desencadeará um debate entre o público sobre o preço da beleza e da perfeição na sociedade.