Hoje são comemorados 10 anos da proclamação de Felipe IV como rei da Espanha, e de Letizia Ortiz como rainha consorte, após a abdicação de seu pai, o rei Juan Carlos I, na época. Por isso, nesta quarta-feira, 19 de junho, durante as celebrações, a princesa Leonor e a infanta Sofía quebraram o protocolo para dedicar palavras emocionantes a seus pais, mas aparentemente estas não foram bem recebidas pela rainha.
ANÚNCIO
As herdeiras do trono espanhol se manifestaram durante o almoço especial realizado no Palácio Real de Madrid e expressaram: "Nós também temos algo a dizer hoje. Obrigado por nos acompanharem para lembrar que nestes 10 anos aprendemos com nossos pais o que significa o compromisso que os quatro temos com todos os espanhóis. (...) Por nossos pais, porque desde que nascemos eles nos ensinaram o valor desta instituição, a coroa; sua utilidade e seu propósito de servir a todos. Mamãe, papai, obrigado!".
Claro, os aplausos irromperam na sala enquanto o rei estava incrédulo pelo que suas filhas haviam feito, ao mesmo tempo que se sentia orgulhoso. Leonor e Sofia, de 18 e 17 anos, respectivamente, aproximaram-se da rainha para beijá-la e depois fizeram o mesmo com o rei, mas a atitude de Letizia não passou despercebida.
Ela tinha uma expressão de desgosto, e seus aplausos foram lentos e forçados. As meninas ao beijá-la foram bastante frias, assim como os próprios gestos de sua mãe; enquanto seu pai mostrava seu sorriso esplêndido.
Os espanhóis notaram: "A cara do rei quase chorando de emoção! A rainha não parecia muito emocionada", "Por que Letizia é sempre tão fria com suas filhas?", "Ela sempre foi perfeccionista", foram alguns dos comentários deixados em várias redes sociais, apesar de ter sido a própria rainha quem pediu um pouco de silêncio para ouvir suas filhas ao tocar a taça com a colher, então ela estaria ciente da mensagem, enquanto era uma simples surpresa para o rei.
No entanto, ele também a surpreendeu e dedicou parte de seu discurso a ela: “Durante todo esse tempo, contei com o grande apoio da rainha. Com vontade, dedicação e sensibilidade, sua atividade institucional contribuiu enormemente para dar visibilidade e atenção às necessidades das pessoas, especialmente as mais vulneráveis”, publicou o jornal Diez Minutos da Espanha.