Os fãs da Barbie têm um encontro marcado na Netflix em 19 de junho. A plataforma de streaming lançou nesta quarta-feira um novo documentário sobre a história da boneca. Trata-se de ‘A Primeira Barbie Negra’, uma produção imperdível escrita e dirigida por Lagueria Davis que investiga as origens e o impacto da primeira versão colorida do brinquedo da Mattel.
ANÚNCIO
Se quiser saber do que se trata antes de começar a assistir ou adicionar à sua lista para ver depois, continue lendo para descobrir qual é a sinopse do último filme do serviço.
Sobre o que se trata o novo documentário da Netflix?
O documentário ‘A Primeira Barbie Negra’ celebra a significativa influência que três trabalhadoras negras da Mattel tiveram no desenvolvimento da marca Barbie como a conhecemos hoje. Através das histórias do carismático trio de mulheres, o filme narra como nasceu a primeira Barbie negra no início dos anos 80 e examina a importância da representação.
Além disso, a produção analisa como bonecas como a criada Ruth Handler podem se tornar elementos decisivos para a formação da identidade e também da criatividade.
"Inspirada na história de sua tia-avó Beulah Mae Mitchell, a destacada funcionária da Mattel que teve a coragem de perguntar a Ruth Handler: 'Por que não criamos uma Barbie como eu?', Lagueria Davis explora o impacto que essa pergunta teve e o longo caminho percorrido até poder apresentar a primeira Barbie oficial que não fosse branca em 1980", diz a sinopse oficial de A Barbie negra.
“Nessa viagem, o público descobre a história das bonecas negras, seu impacto nos direitos civis e no empreendedorismo negro, e o importante papel do jogo imaginativo na formação da identidade das crianças”, continua o texto publicado pela Netflix.
“O filme contrasta o legado de três mulheres negras que abriram novos caminhos na Mattel com as histórias de um grupo seleto de mulheres negras homenageadas pelas bonecas Barbie feitas à sua imagem, ao mesmo tempo que destaca as reflexões de celebridades e fãs sobre o impacto desta icônica boneca”, lê-se.
ANÚNCIO
Por último, o gigante assegura que o projeto feito em parceria com Shondaland é “uma celebração da cultura negra dos últimos setenta anos e da influência específica da Barbie negra na diversa gama de bonecas de hoje que amamos”.
‘A Primeira Barbie Negra’ já está disponível globalmente na Netflix.