Anderson Gonzalez foi o autor deste vídeo, enquanto estava prestes a tomar um banho nos vestiários de um clube, ele se deparou com uma cena peculiar ao verificar a torneira de água. Antes de abrir a torneira, ele se deparou com um animal peculiar dentro dela, um sapo escondido e assustado.
ANÚNCIO
No vídeo, pode-se ver a sequência em que Anderson dá o seu ponto de vista, dirigindo-se para os chuveiros ao inspecionar um dos canos e focando no anfíbio que o olha timidamente, inclusive parecendo assustado, pois ele se move um pouco para trás. A frase que ele colocou no vídeo foi “Quando você vai tomar banho e tem um amiguinho te observando”, enquanto na descrição ele escreveu “Por pouco não o vi antes de abrir a torneira”, evitando uma situação desagradável.
O vídeo se tornou viral em sua conta @andersongonzalezt, atualmente tem 3,2 milhões de visualizações, 165,8 mil curtidas, 1405 comentários, 5346 salvamentos e 52,5 mil compartilhamentos. Na seção de comentários, alguns se destacaram contando suas experiências e como não conseguiram evitar essa cena, outros até relatam encontros com outros animais: “Uma vez fui ficar na casa da minha tia, quando estava tomando banho tentei abrir a torneira e era um sapo que pulou em cima de mim”, “Comigo aconteceu, mas em vez de um sapo, havia uma cobra”, “Uma vez vi um sapo na tampa do vaso sanitário e pensei que era um enfeite, quando fui tirar ele se mexeu”.
No entanto, Anderson levou na brincadeira, pois alguns internautas sofrem de herpetofobia (fobia de sapos): "Eu me enforco para sair correndo do banheiro", "Estou indo embora, a casa agora é dele", "Novo medo desbloqueado". No entanto, os sapos são peças no equilíbrio da natureza e sua extinção teria um impacto devastador no planeta.
Por que os sapos são tão importantes?
- Controladores de pragas naturais: As rãs adultas e seus girinos se alimentam de uma grande variedade de insetos, incluindo mosquitos, moscas e besouros. Isso ajuda a controlar as populações dessas pragas, prevenindo doenças como a dengue e a malária, e protegendo as colheitas de danos.
- Indicadores de saúde ambiental: Os sapos são muito sensíveis às mudanças em seu ambiente, portanto, sua presença ou ausência pode ser um indicador da saúde de um ecossistema. Seu declínio pode ser um sinal de alerta precoce de problemas ambientais, como a poluição da água ou a perda de habitat.
- Ciclo de nutrientes: Os sapos transportam nutrientes entre os ambientes aquáticos e terrestres, o que é essencial para o funcionamento de muitos ecossistemas.