Os amantes de documentários têm um bom título para assistir na Netflix. A plataforma acaba de lançar ‘O vendedor de ilusões: O caso Geração Zoe’, seu novo filme do gênero.
ANÚNCIO
A produção da Anima Films, dirigida por Matías Gueilburt e escrita por Nicolás Gueilburt, narra em quase duas horas o surgimento, expansão e queda do império do coach Leonardo Cositorto.
Se quiser saber do que se trata antes de começar a assistir ou adicionar à sua lista para ver depois, continue lendo para descobrir qual é a sinopse deste novo projeto do serviço digital.
Sobre o que é ‘O vendedor de ilusões: O caso Geração Zoe’?
O filme revisita a história da Geração Zoe, um conglomerado empresarial fundado e liderado por Cositorto, que inicialmente oferecia cursos de coaching ontológico e educação financeira na Argentina.
O empresário e master coach convenceu milhares a investir na organização junto com uma equipe. No entanto, a empresa supostamente operava de forma fraudulenta sob o esquema de pirâmide Ponzi.
Durante a pandemia em 2020, após um tempo no mercado, a Geração Zoe teve um crescimento tremendo e expandiu-se para mais de uma dezena de países na América Latina, Espanha e EUA.
O serviço mais atraente era sua carteira virtual e sua criptomoeda, Zoe Cash. Os investidores precisavam fazer uma contribuição mínima em dólares para iniciar o plano educacional. A quantia ficava congelada por um ano.
ANÚNCIO
Por outro lado, eles ganhavam 7,5% de juros em dólares mensais em seu investimento; no entanto, se convencessem outros a se juntarem ao grupo, o lucro poderia chegar a 20% de juros, explicou a Forbes.
Quando Zoe não pôde fazer alguns pagamentos no final de 2021, o negócio começou a desmoronar. A justiça argentina já estava investigando, mas Cositorto e outros fugiram do país no início de 2022.
Após dois meses foragido, o presidente da Generación Zoe foi detido pela Interpol na República Dominicana acusado de fraudes repetidas e associação criminosa em abril do mesmo ano.
Atualmente, ele está detido na prisão de Bouwer, em Córdoba, aguardando julgamento. Assim terminou o negócio que prometia dividendos impressionantes aos investidores e deixou centenas de lesados.
Alguns desses afetados contam sua história no novo documentário da Netflix. A produção também inclui o testemunho de Leonardo Cositorto e Maximiliano Batista, vice-presidente da Zoe.
No entanto, nenhum dos dois líderes da empresa admite ter cometido algum crime, mas sim ser vítimas de um negócio que o "sistema" quis derrubar ou que simplesmente deu errado.
"Num mundo devastado pela pandemia, cheio de frustração e incerteza, um homem entra em cena para revolucionar os mercados e a consciência das pessoas, com uma iniciativa que abrange a educação, as finanças e o desenvolvimento espiritual," diz a sinopse oficial do documentário.
‘O vendedor de ilusões: O caso Geração Zoe’ narra o nascimento, crescimento e queda da plataforma financeira mais estranha e ambiciosa da América Latina, um retrato fiel de seu excêntrico criador, Leonardo Cositorto”, conclui o texto.
O link ‘O vendedor de ilusões: O caso Geração Zoe’ está disponível na Netflix desde 23 de maio.