O fato de uma plataforma de streaming aprovar a produção de um projeto, mas depois acabar descartando-o por uma razão ou outra é o pão de cada dia no mundo do entretenimento.
ANÚNCIO
Alguns, apesar de estarem concluídos, nunca chegam a ver a luz; outros têm a sorte de serem selecionados por outro serviço digital. Este é o caso de ‘Os Detetives Mortos’, a nova série da Netflix.
O drama de fantasia sobre os personagens criados por Neil Gaiman e Matt Wagner, adaptação live-action da história em quadrinhos homônima, chegou ao catálogo do gigante com grande sucesso em 25 de abril de 2024.
No entanto, a produção de oito episódios desenvolvida por Steve Yockey não estava originalmente destinada a ser lançada na Netflix, mas sim no Max, conhecida como HBO Max até recentemente.
Em abril de 2022, o streaming anunciou ter encomendado uma série para o projeto. “Estamos entusiasmados em expandir ainda mais o Universo DC com Steve, Jeremy (Carver) e a equipe de Berlanti com esta nova e emocionante reviravolta em uma série de detetives”, afirmou na época Sarah Aubrey, diretora de conteúdo original da HBO Max, de acordo com The Hollywood Reporter (THR).
“Estávamos fascinados com o mundo dos Detetives Falecidos que Steve e Jeremy apresentaram pela primeira vez em Doom Patrol e estamos ansiosos para seguir os detetives sobrenaturais nos mistérios arrepiantes que estão por vir”, afirmou. No entanto, tudo foi interrompido em 2023.
Por que Max não gostou da série ‘Os Detetives Mortos’ ?
A plataforma da Warner Bros. Discovery desenvolveu o programa completo, mas o futuro da série na HBO Max teria sido afetado pela chegada de James Gunn e Peter Safran aos Estúdios DC.
ANÚNCIO
De acordo com a THR em fevereiro de 2023, “os produtores da Warner Bros. Television cancelaram o drama depois que fontes disseram que a série não se encaixava no novo capítulo de conteúdo que os executivos da DC James Gunn e Peter Safran estão criando para os quadrinhos”.
Por essa razão, embora ‘Os Detetives Mortos’ estivesse totalmente pronto para ser lançado, o serviço de streaming acabou vendendo o projeto oficialmente para a Netflix no início daquele ano.
“A revista relatou que também contribui para a mudança do programa entre plataformas o fato de que a HBO Max não teria conseguido comercializar o programa até 2024, e os executivos do canal deram sua bênção aos produtores para levarem o programa para outro lugar”.
O que a crítica disse sobre ‘Os Detetives Mortos’?
A confiança que a Netflix depositou na série, spin-off do universo de The Sandman, valeu a pena. E a produção tem recebido críticas muito positivas por parte da crítica especializada.
Angie Han, da THR, afirmou que a série é "sombria, clara; agridoce, às vezes. Mas nunca deixa de ser divertida", graças a um elenco atraente e peculiar e um senso de humor descarado.
Lucy Mangan, do The Guardian, deu três estrelas de cinco e afirmou que “esta divertida aventura paranormal vai fazer você se sentir jovem novamente” e “é impossível não se divertir com essas aventuras”.
Enquanto isso, Robert Lloyd do Los Angeles Times a chamou de “divertida, aterrorizante, colorida, estranhamente adorável, adoravelmente estranha”. David Opie da Empire deu quatro estrelas de cinco.
“Leva o universo ‘Sandman’ em uma nova e emocionante direção que infunde uma narrativa da velha escola com um toque moderno que é tudo menos assustador”, concluiu.
Por outro lado, Saloni Gajjar, do AV Club, opinou que “seu início está saturado. Mas depois, felizmente, se estabiliza com um ritmo delicioso e surpreendentemente doce”.
Finalmente, Clint Worthington do rogerebert.com disse que era "uma filha desajeitada, embora às vezes encantadora, de seus dois pais: inquietante e contemplativa como Sandman, mas cheia da mesma brutalidade e irreverência que tornou Doom Patrol tão querido".
Sobre o que se trata a série ‘Os Detetives Mortos’?
A série segue os passos de Edwin Payne e Charles Rowland, adolescentes nascidos em décadas diferentes que se conheceram no além após suas mortes prematuras.
Desde então, ambos são melhores amigos e fantasmas que se dedicam a resolver mistérios através de sua própria agência de investigação de enigmas sobrenaturais: Detetives Defuntos.
"A sua união é à prova de tudo, até mesmo de bruxas más, do inferno e da própria Morte", diz a sinopse oficial do projeto dos showrunners Steve Yockey e Beth Schwartz.
"Com a ajuda de uma psíquica chamada Crystal e sua amiga Niko, eles conseguem decifrar alguns dos casos paranormais mais complicados do mundo dos mortais", conclui o texto publicado pela Netflix.