Já se passaram cinco meses desde que Kourtney Kardashian teve seu quarto filho, o pequeno Rocky 13 Barker. Ela optou pela amamentação para alimentar o bebê. Este é o melhor método, pois não só fornece todos os nutrientes necessários para o crescimento da criança, mas também fortalece seu sistema imunológico. Mas o curioso é que não só Rocky 13 bebe esse leite, ela também o toma para se curar quando está doente.
ANÚNCIO
A celebridade, de 44 anos, compartilhou com seus mais de 220 milhões de seguidores no Instagram seu remédio caseiro ‘infalível’. Através das histórias, ela disse: “Acabei de tomar um copo de leite materno porque não estou me sentindo bem”. Isso gerou um grande debate nas redes sociais sobre a eficácia do leite materno em adultos. Ela não está sozinha, pelo contrário, se junta ao grupo de estrelas do entretenimento que também optam por consumi-lo, como Alicia Silverstone, Jason Biggs, Olivia Wilde e Myleene Klass.
Inclusive, foi a própria Kourtney quem, em 2013, durante um episódio de seu programa de reality show, também deu a mesma bebida de leite à sua irmã Kim para tratar seu problema de psoríase, mas tudo indica que não teve nenhum efeito, pois a Kardashian mais famosa ainda sofre com a condição de pele.
A amamentação é realmente eficaz em adultos?
O leite materno contém cálcio, fósforo, ferro e zinco. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde, "reduz o risco de sobrepeso e obesidade em 13%, o que ajuda a combater as doenças não transmissíveis causadas pela obesidade. Também reduz o risco de diabetes tipo 2 em 35%". Mas, terá os mesmos resultados quando um adulto o consome? Pode curar ou aliviar desconfortos?
"O leite materno está cheio de nutrientes, mas estes são destinados a um bebê em crescimento e não a um adulto", afirmou Susana Ares Segura, coordenadora da área de amamentação do Comitê de Nutrição e Amamentação da Associação Espanhola de Pediatria, para o jornal El País. Ela destacou que, no entanto, pode ter efeitos positivos para certas pessoas com determinadas condições.
"Alguns pesquisadores descobriram que o leite materno contém compostos que podem ajudar no tratamento da artrite, doença de Crohn e autismo em adultos mais velhos", observou Ares. Muitos homens o consomem porque acreditam que influencia positivamente em sua vida sexual e os ajuda a ter um melhor desempenho físico.
No entanto, na realidade, não há nenhum estudo que apoie tais crenças. Pelo contrário, corre-se o risco de contrair doenças como hepatite A, B e C, HIV, herpes simples 1 e 2, citomegalovírus, tuberculose, vírus linfotrópico, vírus do papiloma humano e outras condições, sem mencionar condições como pneumonia e diarreia, devido à falta de higiene durante a extração e embalagem.