Famosos

Piqué não é único: Shakira imortalizou todos ex-parceiros na música

Desde Oscar Ulloa, passando por Antonio de la Rúa e terminando com Piqué, Shakira lembra em suas músicas de seus amores

Piqué no te ilusiones que no eres el único: Shakira en las letras de sus canciones inmortalizó a todas sus parejas
Shakira põe o amor e o desamor nas músicas Getty Images (Axelle/Bauer-Griffin / John Parra / Ethan Miller /Foto: Getty Images)

A vida sentimental de Shakira não tem sido fácil. Como qualquer mulher, ela se iludiu e também se decepcionou com o amor. Sua maior desilusão foi após sua separação do pai de seus filhos, Gerard Piqué, com quem teve um relacionamento de 12 anos.

ANÚNCIO

Em cada ilusão ou desilusão, a veia de escritora da cantora cantora aumenta, então a crença de que tira músicas do coração como foi o sucesso de ‘BZRP Music Session #53′ é Piqué, está muito enganada.

Alguns de seus fãs percebem que o ex-jogador de futebol não é nem o último nem o primeiro. Outros, como Oscar Ulloa ou Antonio de la Rúa, foram retratados e imortalizados por amor ou desamor na música que a colombiana presenteou ao seu público.

Antologia

A letra desta música, lançada em 1995 e incluída no álbum ‘Pies Descalzos’, diz: “E descobri o que significa uma rosa. E você me ensinou a dizer mentiras piedosas para poder te ver em horas inadequadas e a substituir palavras por olhares”.

Shakira escreveu um de seus maiores sucessos pensando em seu amor na adolescência, o empresário Oscar Ulloa. Ambos se conheceram quando a cantora tinha 15 anos e ele começou a cortejá-la antes de começarem um relacionamento, no qual até se mudaram juntos para Bogotá antes de ele decidir terminar.

‘Você’

Das relações que a cantora colombiana teve, uma delas foi muito midiática na década de 1990. Ela se apaixonou pelo ator porto-riquenho Osvaldo Ríos, a quem ela lembra nesta música, uma das mais românticas de sua carreira.

"Porque és tu o meu sol, a fé com que vivo, a potência da minha voz, os pés com que caminho. És tu, amor, a minha vontade de rir, a despedida que não saberei dizer porque nunca poderei viver sem ti", e assim Shakira conseguiu seguir em frente e superar esta desilusão.

ANÚNCIO

11 anos de hegemonia de Antonio de la Rúa

‘Dia de janeiro’

“Verá, como as tuas feridas vão sarando aos poucos. Verá como a vida mesma vai decantar o sal que sobra no mar”, esta poesia foi criada por Shakira durante o seu relacionamento com o argentino Antonio de la Rúa, com quem esteve 11 anos.

Este tema foi incluído no álbum ‘Fijación Oral Vol. 1′. Suas estrofes mostram como se conheceram e fazem referências ao sotaque dela e até mesmo à crise que a Argentina viveu em 2001.

‘Sorte’

De la Rúa também aparece em outra das composições clássicas de Shakira com algumas frases como "Sorte que tenhas nascido no sul e que desafiamos as distâncias. Sorte que te conheci e por ti amo terras estranhas. Posso escalar os Andes só para contar suas sardas. Contigo celebro e sofro tudo, minhas alegrias e meus males", ela escreveu quando morava nos Estados Unidos antes de conhecer Piqué.

‘Debaixo de suas roupas’

No álbum ‘Laundry Service’, uma música em inglês também foi dedicada a De la Rúa, com quem ela teve questões legais. Até mesmo em seu vídeo, seu ex-parceiro aparece. “Você é uma canção escrita com as mãos de Deus, não me entenda mal, isso pode soar um pouco estranho, mas você é dono do lugar onde eu escondo todos os meus pensamentos”, diz um dos versos traduzidos para o espanhol.

‘O que mais’

Shakira se separa do argentino, fala de uma separação e da dor de não poder estar com a outra pessoa, a quem se refere como a que mais amou, após um desgaste na relação da qual perdeu as esperanças.

“Sabe Deus, como me custa te deixar e olho para ti enquanto dorme, mas não vou te acordar. É que hoje se esgotou a esperança porque com o que nos resta de nós já não é suficiente.”

E Piqué chega e destroça o coração

‘Eu me apaixonei’

Conta o momento em que se apaixonou por Gerard Piqué. Na letra, detalha-se como Shakira “se lançou” diante da oportunidade de iniciar um relacionamento amoroso com o atleta e menciona o episódio em que as celebridades foram tomar uns mojitos e começaram a pensar em formar uma família. “Contigo eu teria dez filhos. Vamos começar com um par, só estou dizendo caso queira praticar”.

‘Amarelo’

Com fragmentos como É tão irreal o que me faz apaixonar mais a cada dia, a compositora expressa os momentos-chave na consolidação de seu vínculo com o jogador de futebol. Trata-se de uma das cartas de amor que a colombiana escreveu para o catalão com quem compartilhou 12 anos de sua vida e que está incluída em seu álbum ‘El Dorado’ (2017).

‘A Bicicleta’

Esta colaboração entre Shakira e o cantor Carlos Vives de 2017 foi uma das músicas de maior sucesso na América Latina. Em sua história de amor, relaciona a trajetória daquela relação com uma viagem aos locais de origem dos artistas. É mencionado diretamente o ex-parceiro de Shakira na frase “que sim, a meu Piqué, tu lhe mostres o Tayrona depois não vai querer ir para Barcelona”.

A trilogia do desamor: ‘Te felicito’, ‘Monotonia’ e ‘BZRP Music Session #53′

A primeira em colaboração com Raw Alejandro; a segunda com Ozuna e ambas falam sobre como começou a ruptura de seu relacionamento com o pai de seus filhos.

“Só posso dizer que consciente ou inconscientemente, tudo o que sinto, tudo o que vivo, se reflete nas letras que escrevo, nos vídeos que faço. É a minha forma de ser. Como disse antes, a minha música é esse canal,” revelou à ‘Elle’ quando lhe perguntaram se a música ‘Te Felicito’ era uma referência a Gerard Piqué.

A que conseguiu bater recordes e é o sucesso histórico de Shakira foi a colaboração com Bizarrap que tem uma letra muito direta e onde inclui a terceira do triângulo amoroso, a atual parceira de Piqué, Clara Chía Martí.

“Tem nome de pessoa boa, claramente não é como soa. Tem nome de pessoa boa, claramente é igualzinha a você-uh-uh-uh-uh, para tipos como você-uh-uh-uh-uh”.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias