Famosos

Heteropessimismo: o ‘mal psicológico’ causado pelo Peso Pluma que faz com que muitas mulheres odeiem os homens

Odiar os homens já é um fenômeno validado pela academia e, no caso de muitas pessoas, foi reacendido pelo que aconteceu com Nicki Nicole

Peso Pluma
Peso Pluma Getty imágenes (Gilbert Flores/Variety via Getty Images)

“Eu gostaria de não gostar de homens”, muitas expressam isso com o que aconteceu com Peso Pluma e Nicki Nicole.

ANÚNCIO

Romantizar relações de famosos, que duram menos do que você vai terminar de ler esta nota, não é adequado para a saúde mental. Porque pelo menos na academia já existe um termo para aquelas que não acreditam mais nos homens e os detestam, reforçando que são tão infiéis e mentirosos como Peso Pluma: heteropessimismo.

Mas, o que é o heteropessimismo? Um vídeo de Jacarandas sobre isso resume muito bem:

"No Dia dos Namorados, vemos pessoas decepcionadas com o sexo oposto. Isso é conhecido como heteropessimismo, termo cunhado em 2019. A professora Asa Seresin o define como se desvincular da heterossexualidade de forma performativa. Isso geralmente se manifesta como vergonha, arrependimento e desesperança. Isso implica na necessidade de anunciar ao mundo que você detesta o sexo oposto", explicam.

Da mesma forma, eles afirmam que Asa Seresin diz que em grupos de mulheres jovens, é tabu dizer que uma mulher pode gostar de homens. E isso também acontece com os homens.

Mas também fazem outra observação: nos homens, isso se manifesta de forma mais violenta e a partir do machismo. Não é à toa que existe a página oficial dos Incels e os incels como movimento, inclusive encorajados por autores como Agustín Laje e Jordan Peterson, entre outros criadores de conteúdo.

No caso das mulheres, afirmam, isso está mais relacionado a lutar contra o machismo.

ANÚNCIO

Odiar os homens e a heterossexualidade já faz parte da cultura pop.

Um artigo publicado na Forbes México mostrava que dizer que "homem não é gente nem família" já se tornou parte normalizada da cultura pop e das redes sociais.

Isso, também validado por programas e produtos culturais icônicos.

"É fácil encontrar exemplos de heteropesimismo na cultura. As histórias que destacam o poder da amizade feminina ou o amor entre irmãs (desde Sex and the City até Frozen), frequentemente o fazem comparando-o com as decepções do romance heterossexual", explicam.

Também abordam contas do Instagram e outras que zombam da heterossexualidade.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias