Apesar de a Colômbia estar em chamas porque ‘Griselda’ é outra série de narcotráfico, os números favorecem a Sofía Vergara: ‘Griselda’ é o número um da Netflix em todo o mundo. É o programa mais assistido em 89 países, com 13 milhões de horas e mais de 20 milhões de visualizações. Muito mais do que ‘Berlim’, com 77 milhões de horas e 11 milhões de visualizações. Um enorme sucesso, é claro. Mas, por que ‘Griselda’ é uma nova série de narcotráfico que também tem um sucesso avassalador?
ANÚNCIO
As razões do sucesso
Sofía Vergara é Sofía Vergara
É inegável que ela é quem comanda o show. Ela é quem comanda o projeto. Ela é quem comanda tudo. Embora para alguns telespectadores ela ainda seja Gloria Delgado Pritchett, de ‘Modern Family’, para outros ela deu um grande salto em seu registro interpretativo e conseguiu cativar como a temida traficante de drogas. Ela até poderia ser indicada a um Emmy ou a um Globo de Ouro.
Além disso, a história tende a se identificar com ela apesar de seus crimes.
A história de Griselda Blanco por si só é cativante
Embora já tenha sido interpretada por Catherine Zeta Jones e haja uma novela sobre a traficante de drogas, adaptá-la para uma plataforma como a Netflix invocava elementos que são suficientes para os fãs desse tipo de série: uma mulher criminosa, tráfico de drogas, assassinatos, anos 1970 e 1980. E uma produção de alta qualidade.
‘Narcos’ já estava dando bom impulso à série
‘Narcos’. desde sua primeira temporada, e especialmente nessa temporada em particular (a de Pablo Escobar), foi um fenômeno mundial quando foi lançada. Isso foi em 2015 e o papel de Wagner Moura elevou o nível do que Andrés Parra havia deixado três anos antes em ‘Escobar, o Patrão do Mal’. As três temporadas foram suficientemente bem-sucedidas para ter uma base de fãs que recebeu ‘Griselda’ de braços abertos.
Boa ou má publicidade, a publicidade importa
Esta frase, dita por Scarlett O'Hara, é verdadeira. No país de origem de Sofía Vergara e Griselda Blanco, onde também ocorreu a grande estreia, debate-se intensamente se o país deve suportar mais uma narcossérie, depois de décadas produzindo-as localmente e depois para consumo internacional. E como isso tem afetado os cidadãos e seus direitos no exterior ou a imagem do país.
Neste debate, até políticos foram incluídos aos quais Sofia Vergara teve que responder. Mas isso tem dado mais relevância à série.
Apesar de suas falhas, possui um bom elenco
A série é dirigida por Andy Baiz, que já havia trabalhado em ‘Narcos’. E apesar do elenco internacional, Sofía encontra apoio de monstros da atuação na Colômbia como Christian Tappan (que interpretou ‘El Osito’ em ‘Escobar, o Patrão do Mal’) e Diego Trujillo, para começar.