A Barbie teve muitas razões para comemorar nesta temporada de premiações, pois recebeu nove indicações no Globo de Ouro, 18 indicações no Critics Choice Awards e 8 indicações no Oscar, entre muitas outras em outras premiações. Apesar de Emma Stone ter sido a favorita como ‘Melhor atriz’, categoria em que competiu contra Margot Robbie, isso não foi um problema para os fãs que reconhecem o trabalho de ambas.
ANÚNCIO
No entanto, a grande decepção foi nos Prêmios da Academia, pois eles ignoraram completamente Greta Gerwig na categoria de ‘Melhor Diretor’ e Margot Robbie como ‘Melhor Atriz’, o que enfureceu os internautas que apontaram que essa premiação se tornou a verdadeira Mojo Dojo Casa House que o filme criticou tanto. E embora tenham aplaudido o fato de America Ferrera ser considerada ‘Melhor Atriz Coadjuvante’, questionaram o fato de Ryan Gosling ser considerado na categoria de ‘Melhor Ator Coadjuvante’.
O próprio Gosling, que já havia mostrado descontentamento após a vitória no Critics Choice Awards de "I'm Just Ken" como "Melhor Canção" em vez de "What Was I Made For", de Billie Eilish, disse que, apesar de se sentir honrado com sua indicação ao Oscar, estava decepcionado porque não há filme da Barbie sem Margot ou Greta.
"Sinto-me extremamente honrado por ser indicado pelos meus colegas ao lado de artistas tão notáveis em um ano com tantos filmes maravilhosos. E nunca pensei que diria isso, mas também me sinto incrivelmente honrado e orgulhoso por interpretar um boneco de plástico chamado Ken. Mas não há Ken sem Barbie, e não há filme da Barbie sem Greta Gerwig e Margot Robbie, as duas pessoas mais responsáveis por este filme histórico e mundialmente celebrado. Nenhum reconhecimento seria possível para ninguém no filme sem o talento, coragem e genialidade delas. Dizer que estou decepcionado por elas não estarem indicadas em suas respectivas categorias seria um eufemismo."
Margot Robbie responde à Academia
A atriz tinha permanecido em silêncio após a polêmica de não ser indicada como Melhor Atriz no Oscar 2024, no entanto, finalmente falou e deixou muitos calados.
"Não há como se sentir triste quando você sabe o quão abençoada é", disse Margot Robbie durante um painel em uma projeção especial do SAG. "Obviamente, acredito que Greta deveria ser indicada como diretora, porque o que ela fez é algo único em sua carreira, algo único em sua vida, o que ela conseguiu, realmente é. Mas tem sido um ano incrível para todos os filmes."
A Barbie é o único filme de bilhão de dólares dirigido exclusivamente por uma mulher e superou todos os outros filmes de bilheteria no ano passado, arrecadando 1,4 bilhão de dólares em todo o mundo.
ANÚNCIO
Robbie também deixou claro que não há ressentimentos ao indicar que está comemorando as oito indicações de Barbie, que incluem Melhor Filme e Atriz Coadjuvante para América Ferrera; Ator Coadjuvante para Ryan Gosling, figurino, design de produção e melhor roteiro adaptado para Gerwig e Noah Baumbach. "É simplesmente incrível que todos que receberam as indicações tenham tido sucesso", disse.
Para a atriz, o mais importante não são as indicações e prêmios, mas sim ter um impacto na sociedade. "Nos propusemos a fazer algo que mudaria a cultura, afetaria a cultura, simplesmente geraria algum tipo de impacto. E já o fez, e em alguns casos, muito mais do que jamais sonhamos. E essa é verdadeiramente a maior recompensa que poderia surgir de tudo isso".
“As reações das pessoas ao filme têm sido a maior recompensa de toda essa experiência, seja ter um momento como esse, ouvir nos banheiros, ver o que as pessoas escrevem online, ou até mesmo apenas ver o quanto de rosa eu tenho. “Posso ver neste quarto agora mesmo”.”