A Netflix programou a estreia de várias produções originais para janeiro, com o objetivo de se consolidar como gigante do streaming, mas também adicionará projetos licenciados ao longo deste mês.
ANÚNCIO
Entre esses filmes que chegarão ao catálogo da plataforma sob acordo com suas produtoras, destaca-se especialmente uma comédia sombria de 2018 que recebeu dez indicações ao Oscar.
Qual é?
Trata-se de ‘A Favorita’, um aclamado longa-metragem de época estrelado pelas atrizes Olivia Colman, Rachel Weisz e Emma Stone, com maestria na direção do cineasta Yorgos Lanthimos.
Ambientada no início do século XVIII, a trama escrita por Deborah Davis e Tony McNamara segue a relação entre duas primas enquanto competem para serem as favoritas da rainha Ana da Grã-Bretanha.
Na trama, a Inglaterra está em guerra com a França, mas é a íntima amiga da monarca, lady Sarah Churchill, quem governa ao mesmo tempo em que cuida de sua saúde frágil e temperamento volátil.
Seu sistema se altera quando chega ao palácio Abigail Masham. No início, a jovem criada que busca retornar às suas raízes aristocráticas conquista Churchill com seu carisma e ela se torna sua protetora.
No entanto, os problemas começam quando a política começa a ocupar a maior parte do tempo de Sarah e Masham aproveita para preencher o vazio que ela deixou como companheira da rainha.
ANÚNCIO
A amizade dá a Abigail a oportunidade de alcançar suas ambições e ela não deixará que nada nem ninguém se interponha. A partir de então, desencadeia-se uma série de maquinações e intrigas.
Quem faz parte do elenco?
‘A Favorita’ é protagonizada por Colman como a rainha Ana da Grã-Bretanha; Weisz interpretando a sagaz lady Sarah Churchill e Stone como a astuta e encantadora criada Abigail Masham.
Os talentosos atores Nicholas Hoult, Joe Alwyn, Mark Gatiss, James Smith e Jenny Rainsford acompanharam o poderoso trio de protagonistas femininas em papéis secundários.
O que a crítica disse sobre ‘A Favorita’?
‘A Favorita’ ganhou aclamação unânime dos especialistas em cinema, que elogiaram seu roteiro, direção, fotografia, música, design de figurino, complexidade técnica e atuações principais.
Além dos elogios, o longa-metragem ganhou e foi indicado para inúmeros prêmios, incluindo dez indicações ao Oscar, dos quais venceram apenas em uma categoria: melhor atriz para Colman.
Owen Gleiberman, da ‘Variety’, definiu o filme como “extremamente inteligente e elegante”. Além disso, afirmou que era “uma proposta de gênero bem executada e divertida”.
A. O. Scott do ‘The New York Times’ descreveu-a como “uma comédia extremamente divertida e cínica de forma revigorante” e “uma sátira mordaz, um drama de época com agudos instintos políticos”.
Enquanto isso, Sergio Huidobro da ‘Cine Premiere’ opinou: “seu mérito mais apreciável, além do duelo ardente entre as atrizes, é sua habilidade de constantemente torcer nossas expectativas”.
Desde o seu lançamento, o filme também é considerado um dos melhores do século XXI.
Quando ‘A Favorita’ chegará à Netflix?
‘A Favorita’ será lançada na Netflix na próxima terça-feira, 23 de janeiro.