Este ano, a temporada de prêmios de cinema será muito importante depois que a greve de atores liderada pelo sindicato SAG-AFTRA chegou ao fim, em novembro de 2023. Com títulos como ‘Barbie’ e ‘Oppenheimer’ liderando a lista de indicações para a próxima edição do Globo de Ouro, uma produção estrelada por Emma Stone tem dado muito o que falar e já ameaça levar vários prêmios.
ANÚNCIO
Trata-se de ‘Pobres criaturas’ (’Poor Things’), um filme de fantasia dirigido por Yorgos Lanthimos, baseado no romance homônimo de Alasdair Gray de 1992.
A trama no estilo ‘Frankenstein’ segue Bella (interpretada por Emma Stone), um experimento do cientista Godwin Baxter (Willem Dafoe), que transplanta o cérebro de um feto para o corpo de uma mulher que cometeu suicídio. Bella não tem memórias de sua vida anterior e começa como uma criança selvagem, descobrindo as maravilhas e perigos do mundo de forma vertiginosa.
Stone tem sido uma das atrizes mais queridas dos últimos anos, reconhecida por sua versatilidade e carisma que a levaram a protagonizar filmes tão diferentes entre si como ‘A Mentira’, ‘O Espetacular Homem-Aranha’, ‘Birdman’, ‘A Favorita’, ‘Cruella’ e ‘La La Land’. Das comédias românticas e dramas, aos filmes de super-heróis e musicais, Emma Stone tem mostrado que pode enfrentar qualquer desafio que lhe seja apresentado e ‘Pobres criaturas’ definitivamente não é exceção.
“Obviamente, eu não tinha lido o livro e nunca tinha ouvido falar dele antes”, disse Stone em uma entrevista ao ‘The Wrap’. “Mas basicamente é sobre uma mulher que passa por esse tipo de processo de reanimação e, portanto, se aproxima do mundo e de qualquer coisa que alguém possa experimentar pela primeira vez com olhos novos. E ela não funciona como os outros. Ela está crescendo e evoluindo rapidamente. E isso, por si só, foi suficiente para me interessar. Eu só queria saber mais e mais.”
“Bella é única em todos os sentidos e a realização cinematográfica também o é”, disse Stone sobre seu personagem em outra conversa com o ‘On the Red Carpet’. “Ela não tinha vergonha nem julgamento próprio, estava totalmente aberta a todas as experiências, totalmente livre e era importante contar essa história da maneira que queríamos contá-la”.
Além de ‘Frankenstein’ de Mary Shelley, pode-se dizer que o filme mistura um pouco de ‘Alice no País das Maravilhas’, um pouco de ‘O Mágico de Oz’ e ‘O Marquês de Sade’, embora também se reflitam um pouco as produções anteriores do diretor, como ‘The Favourite’.
‘Pobres criaturas’ foi classificado como um filme sádico, mas extravagante, bonito, divertido e até comovente. Para alguns críticos, é uma das melhores interpretações de Emma Stone. Claro, as atuações de Mark Ruffalo e Willem Dafoe também têm sido muito elogiadas, tornando o filme um dos favoritos do ano. Já esteja sendo exibido nos cinemas dos Estados Unidos desde dezembro e em janeiro começa a chegar na América Latina.