Netflix

‘Yellowjackets’ é baseada em fatos reais? A origem da nova série da Netflix

A produção está entre as mais vistas na plataforma de streaming

'Yellowjackets' llegó con gran éxito a Netflix el pasado 15 de diciembre
‘Yellowjackets’ chegou com grande sucesso à Netflix em 15 de dezembro ‘Yellowjackets’ chegou com grande sucesso à Netflix em 15 de dezembro (SHOWTIME)

Desde sua recente chegada à Netflix, ‘Yellowjackets’ conseguiu cativar o público com uma história que é parte épica de sobrevivência, parte terror psicológico e parte drama de amadurecimento.

ANÚNCIO

A produção começa quando uma equipe de futebol feminino de uma escola secundária de Nova Jersey embarca em um avião com destino a Seattle para disputar um torneio nacional em 1996. Infelizmente, a aeronave cai no meio do deserto do norte do Canadá e as jogadoras são obrigadas a fazer qualquer coisa para sobreviver às circunstâncias hostis.

Escenas de la serie 'Yellowjackets'
Cenas da série 'Yellowjackets' (SHOWTIME)

Ao mesmo tempo, a trama segue as sobreviventes quase 25 anos depois, enquanto lidam com as repercussões de suas decisões e chegam a extremos para manter oculto o que aconteceu naquela época.

Devido à sua história crua, cenas impactantes e personagens humanos, muitos se perguntam se a bem-sucedida série indicada ao Emmy é baseada em algum fato acontecido na vida real.

A série é baseada em uma história real?

‘Yellowjackets’ não é baseada em uma história verdadeira, mas os criadores Ashley Lyle e Bart Nickerson confirmaram que se inspiraram em dois eventos reais como ponto de partida.

O primeiro caso é conhecido como a Expedição Donner. O incidente ocorreu quando um grupo de pioneiros americanos tentou migrar para a Califórnia em carroças durante o século XIX. Após vários eventos, os migrantes ficaram presos na Sierra Nevada e foram obrigados a passar o inverno na gelada cordilheira. Para sobreviver, muitos recorreram ao canibalismo.

O segundo caso representa a principal fonte de inspiração da série: o acidente do voo 571 da Força Aérea Uruguaia ou também conhecido como a tragédia dos Andes de 1972.

ANÚNCIO

No dia 13 de outubro daquele ano, membros da equipe de rugby Old Christians Club e outros passageiros embarcaram no voo em Montevidéu, Uruguai. Seu destino era o Chile e seu objetivo era jogar uma partida de exibição. Infelizmente, devido às más condições climáticas, o avião caiu na cordilheira dos Andes. A aeronave transportava 45 passageiros, mas apenas 34 sobreviveram ao impacto.

As altas temperaturas, juntamente com a falta de suprimentos e ferimentos graves, causaram a morte de muitos outros passageiros. No final, após 72 dias encalhados, apenas 16 pessoas sobreviveram. Nesse tempo, eles tomaram todas as medidas para poder sobreviver, incluindo o canibalismo. Os fatos foram documentados no livro ‘Alive’, de 1974, que foi adaptado para um filme.

Lyle afirmou que tanto a tragédia da vida real quanto o livro fazem parte de suas maiores inspirações para ‘Yellowjackets’ e é possível apreciar a influência em vários elementos da trama.

Escenas de la serie 'Yellowjackets'
Cenas da série 'Yellowjackets' (Usuario/SHOWTIME)

Outras inspirações

No entanto, estas não são as únicas inspirações. Os criadores também destacaram que a série é influenciada pelo famoso romance ‘O Senhor das Moscas’ (1954), de William Golding.

O livro, que tem inspirado inúmeros projetos, centra-se em um grupo de estudantes que sobrevivem a um acidente aéreo em uma ilha remota e acabam enfrentando uns aos outros. ”'O Senhor das Moscas’ trata sobre como a socialização desaparece e como a sociedade é uma fachada”, explicou Lyle no podcast TV’s Top Five do The Hollywood Reporter. ”Pensamos, quem está mais socializado do que as mulheres? Como meninas, aprendemos desde cedo como agradar às pessoas e quais são as hierarquias sociais”, acrescentou.

Escenas de la serie 'Yellowjackets'
Cenas de 'Yellowjackets' Cenas de 'Yellowjackets' (SHOWTIME)

Além disso, a showrunner destacou que a série explora os papéis de gênero e o desempenho em situações extremas. “É uma forma mais interessante das coisas desmoronarem”, disse ela. ”A máscara é ainda mais espessa. Há mais camadas de noções preconcebidas de como se comportar e agir”, apontou.

Em outra conversa, revelou que queria enfrentar a ideia de que as meninas não podem ser selvagens e sempre trabalharão juntas. Ao mesmo tempo, queria honrar a importância das relações entre mulheres.

A primeira temporada de ‘Yellowjackets’ está disponível na Netflix desde 15 de dezembro.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias