Para não alongar o que seria um tortuoso julgamento tipo Johnny Depp- Amber Heard, Shakira optou pela paz e decidiu pagar as multas que deve à Fazenda da Espanha. Isso, a pedido de seus filhos. No entanto, vários espanhóis que nunca tiveram um pouco de simpatia por toda a sua história com Piqué lembram-lhe os seus “crimes” e o facto de se “fazer de vítima”.
“Shakira defraudou a Receita, tem passado anos se fazendo de vítima, insultando as instituições públicas espanholas e prolongando o processo gerando um maior custo... agora ela diz um ‘sim, sinto muito’ e a punição é reduzida e ela é livrada da prisão. É uma vergonha”, “Se todos sabem que Shakira foi infiel ao seu ex-namorado argentino, também foi encontrada culpada por plágio várias vezes e agora admite fraude fiscal. Por que todos acreditam abertamente no seu papel de vítima com Piqué? ” “Por isso ela precisava ganhar dinheiro com as músicas do Piqué. Para pagar”.
Shakira defraudó a Hacienda, se ha tirado años haciéndose la víctima, insultando a las instituciones públicas españolas y alargando el proceso produciendo un mayor coste... ahora dice un "sí, lo siento" y se le rebaja la sanción y se le libra de la cárcel. Es una vergüenza.
— Yago Álvarez Barba (@EconoCabreado) November 20, 2023
Estes são alguns comentários que contrastam com muitos dos que acusam o Gerard Piqué e sua família de terem-nos envolvidos em problemas legais, dos quais ela nunca teve que ver (como ela mesma confessou) e que amaldiçoam o jogador de futebol por não ter sido claro com suas empresas ou seu gerenciamento.
Agora, quais “crimes” Shakira cometeu para que os fãs de Piqué agora se virem contra ela?
Os ‘crimes’ de Shakira que lhe são acusados depois de aceitar a fraude na Espanha
Os supostos “crimes” de Shakira começam com vários plágios pelos quais ela teve problemas legais durante a sua carreira. Na verdade, Jerry Rivera foi o primeiro a acusá-la de plágio por copiar exatamente o início de sua canção ‘Amores como o Nosso’ em ‘Hips don’t lie’, mas ela afirmou que este ritmo é inspirado em uma canção chamada ‘Oral Fixation’.
Mas no coro, Luis Díaz mostrou que o coro da canção foi escrito em 1983.
Mesma acusação, com o ‘Waka Waka’. Wilfrido Vargas a processou em US$11 milhões por plágio da sua canção ‘El Negro No Puede’. Ela afirmou que tirou a canção do folclore africano. Com ‘Loca‘ aconteceu algo parecido: a semelhança do coro com ‘Loca com o seu tiguere’ de El Cata foi negociada para incluir a frase na sua.
Isso irritou até os White Stripes: ele dançava exatamente igual a Kate Moss em 'I Just Don't Know What to Do With Myself' e em 'La La La', para o Mundial do Brasil de 2014, Woodkid alegou que a música 'Iron' era como a dela.
Shakira, Piqué, Messi, Ronaldo. Vivimos en un mundo en el que alabamos delincuentes de su talla, que le roban con conocimiento de causa al fisco y por ende a la gente. https://t.co/77ntAQQZ1Y
— Tavo André 🆓 🇵🇸 (@TavoAndre) November 20, 2023
Agora, para ‘A Bicicleta’, o cantor cubano Liván Rafael Castellanos também acusou-a de plágio.
Por outro lado, se falarmos de tratamento aos funcionários, parece que Shakira não se distancia muito de Piqué se levarmos em conta as denúncias contra ela. Uma ex-bailarina chamada Jenni García a acusou de não lhe pagar, por exemplo.
Seu ex-motorista também disse que seu irmão Tonino gritava com ele e que ele tinha que colocar seu retrovisor em stand by para “não ter a tentação de olhar para ela”.
Outra ex-funcionária, chamada Cristina Castaño, diz que Shakira está cheia de inseguranças, pois nos sets é ditatorial com seus colaboradores. De acordo com ela, uma das cláusulas era que quando ela passasse, os figurantes não a olhassem.
Também, outro empregado denunciou há anos que ela não fornecia contribuições à Segurança Social, com jornadas de 17 horas seguidas e que o demitiu porque ele não quis aquecer um frango. Isso porque ele havia trabalhado o dia todo.
Shakira ganhou esse julgamento.