Além de ser uma fuga da realidade e nos trazer consolo, filmes também podem nos levar a refletir sobre a vida e até mesmo mudar nossas perspectivas sobre o mundo.
ANÚNCIO
Desde o início da sétima arte, inúmeras produções conseguiram transformar para melhor a forma como vemos nossa existência ou algum aspecto específico dela, como as relações.
Por isso, quando nos sentimos estagnados e à procura de alguma inspiração e meditação, não há nada melhor do que assistir a um desses filmes que abordam temas da vida de diferentes pontos de vista.
Filmes que nos fazem refletir e nos deixam lições
Se você estiver no clima de ver um filme que faça você pensar, aqui estão três filmes que farão você refletir enquanto assiste e que podem mudar sua maneira de enfrentar a vida a partir de agora.
Parasita (2019)
O aclamado thriller vencedor do Oscar de Melhor Filme conta uma história que expõe as desigualdades e a hierarquia social que predomina na Coreia do Sul, mas que se aplica a todo o mundo.
O filme, dirigido por Bong Joon-ho, centra-se nos Kim, uma família pobre que vive precariamente num porão em Seul, pagando suas contas com trabalhos mal remunerados e roubando Wi-Fi dos vizinhos.
Suas vidas mudam quando o filho começa a dar aulas de matemática para a filha do rico casal Park. Com astúcia, consegue que seus parentes também trabalhem para eles sem revelar o parentesco.
ANÚNCIO
No entanto, as ambições dos Kim e a cegueira dos Park os levam a todos a um terrível desfecho. No final, o filme certamente mudará o que você pensa sobre a sociedade e fará você pensar nas desigualdades.
Pi - Uma Aventura Extraordinária (2012)
A adaptação cinematográfica do bem-sucedido romance filosófico de Yann Martel conta a incrível história de sobrevivência de um homem hindu chamado Piscine “Pi” Molitor Patel na sua juventude.
Quando era adolescente, Pi embarcou com seus pais e os animais do zoológico de família para migrar da Índia para o Canadá. No entanto, o navio naufragou no Oceano Pacífico durante uma tempestade.
O jovem consegue sobreviver em um bote salva-vidas com apenas um acompanhante: um tigre de Bengala com quem estabelece uma inesperada relação. Ao longo do filme, vários temas são abordados, como a fé.
Também, na reta final, o drama te forçará a uma introspecção e te enfrentará com a seguinte questão: você é uma pessoa que só acredita no que vê ou está convencido de que os milagres existem?
Whiplash (2014)
Damien Chazelle baseou-se em suas experiências para escrever e dirigir este filme que nos faz pensar na fina linha que existe entre trabalhar duro para melhorar e se jogar além dos limites.
O filme segue Andrew Neiman, um ambicioso baterista de jazz que sonha em triunfar em um conservatório elitista onde o melhor conjunto deste gênero é dirigido pelo professor Terence Fletcher.
Quando Fletcher, tão conhecido por seu talento quanto por suas técnicas de ensino implacáveis, escolhe Neiman para fazer parte de seu grupo, a vida do jovem mudará irremediavelmente.
No premiado filme, Andrew passa por abuso físico e mental difícil de ver que, sem dúvida, te deixa a pensar em muitas coisas, como a forma como algumas pessoas associam o sucesso ao sofrimento.