A atriz da popular série The Big Bang Theory, Kaley Cuoco, está enfrentando um momento bastante desconfortável durante sua maternidade, pois foi diagnosticada com o síndrome do túnel do carpo, após carregar constantemente sua bebê Matilda Camile Richie, que nasceu em 30 de março e a quem se dedicou 100%.
ANÚNCIO
O treinador pessoal da artista publicou um vídeo sobre o que a Cuoco, de 37 anos, está sofrendo: "Sem treinamento de mãos" 🔥 desde que ela teve seu bebê @kaleycuoco ela tem sofrido com o que é chamado de síndrome do túnel do carpo. (...) Principalmente devido ao fato de ela segurar o bebê. Então, além de dispensar os treinos, simplesmente nos ajustamos e os fizemos mais sobre a parte inferior do corpo e o trabalho central", escreveu Ryan Sorensen nesta terça-feira.
Cuoco também declarou: "É algo muito real. Procure no Google. (...) E acho que o único que pode melhorá-los é começarmos a fazer exercício sem usar as minhas mãos. E sem usar nenhum peso corporal nas minhas mãos, o que soa louco, e como você pode fazer um treino assim?"
O que é o síndrome do túnel do carpo?
O portal Mayoclinic explica que o túnel do carpo é um passagem estreita cercada por ossos e ligamentos localizada na palma da mão e que quando o nervo mediano é comprimido, manifesta-se com dormência, formigamento e fraqueza na mão e no braço. Afirmam que vão de menor para maior intensidade, começando com a dormência.
Isso pode se manifestar em toda a mão ou na ponta dos dedos, em todos, exceto o mindinho, e isso pode se estender até a parte de trás. Eles ocorrem a qualquer hora do dia, mesmo enquanto se está dormindo. Em seguida, a mão perde força e é incapaz de segurar um objeto. Por isso, é importante procurar um médico na fase inicial do síndrome para receber um tratamento adequado que permita restaurar a função do punho.
O padecimento costuma ser mais frequente nas mulheres, pois a área do túnel é mais pequena que a do homem, e pode surgir por lesão nesta área, assim como por diabetes, artrite reumatoide ou movimentos repetitivos constantes. Até mesmo, há grávidas que também experimentam a síndrome do túnel do carpo no último trimestre, pois é comum que nesta etapa a mulher comece a se inflamar e isso provocar este padecimento. Nestes casos é transitório, pois desaparece logo após o parto.
Para prevenir este mal, os especialistas recomendam ter cuidado com as atividades repetitivas com as mãos, ter períodos de descanso, manter a articulação do punho com o uso de uma pulseira ou tala, e fortalecer os músculos desta área com exercícios de alongamento.