Os filmes foram lançados há 20 anos ou mais e talvez não seriam produzidos nos dias de hoje porque as críticas dos novos tempos poderiam barrar o projeto que reproduzia a vida juvenil do início dos anos 2000.
ANÚNCIO
A saga de filmes com trama central em um grupo de jovens que faz um pacto para perder a virgindade antes de completar os estudos, deu a volta no mundo e se tornou sucesso que marcou uma geração. No entanto, para as novas gerações isso não parece nada agradável.
Para entender como a nova geração encara o filme, uma jornalista do Reino Unido, Rosie Hewittson, pediu para que um grupo de adolescentes assistisse American Pie e desse suas opiniões a respeito.
Apesar de muitas pessoas não aceitarem que o filme seja criticado, o certo é que houve muitas mudanças entre o perfil dos jovens de 20 anos atrás e os atuais. Para esses, diversas abordagens que eram comuns são classificadas como complicadas ou inaceitáveis.
Entre as opiniões do grupo de adolescentes que assistiu ao filme chamou a atenção o tratamento dado às mulheres que, segundo eles, são tratadas de maneira desrespeitosa e têm relações sem consentimento, como quando uma câmera escondida filma Nadia sem ela saber.
“O filme não questiona a moralidade de fazer isso. É uma grande violação da privacidade e um delito. Não há maneira de um filme jovem atual permitir algo assim”, disse Hannah, de 17 anos.
Para as novas gerações, “American Pie” é um filme cheio de problemas que o fazem inapropriado e incômodo para os valores atuais.
Apesar das críticas, o sucesso que a sequência de filmes “American Pie” alcançou só foi possível porque jovens, homens e mulheres, se divertiram com a trama. Para estes, a geração atual é como um “cristal”.