Entretenimento

Vai curtir muito no carnaval? 7 cuidados essenciais que você não conhece para prevenção de infecções.

Durante as festas não se esqueça de cuidar da saúde, inclusive da íntima.

Foliã em bloco do Carnaval de rua em Ipanema, Rio de Janeiro Fernando Maia | Riotur

Os próximos dias serão de muita festa para milhões de brasileiras. A época de carnaval arrasta multidões por todo o país e o de 2023 promete ser um dos maiores dos últimos tempos principalmente depois que tanta gente esteve em isolamento durante a pandemia.

ANÚNCIO

Nos últimos dois anos a saúde pessoal foi o tema que mais nos preocupamos e a partir de hoje (17) as máscaras voltam aos rostos, mas dessa vez como fantasia na maior festa do mundo. Porém, os riscos de infecções como candidíase, gonorreia e outras mais graves exigem cuidados especiais.

O perfil “malfeitona” usou as redes sociais para alertar suas seguidoras dos cuidados necessários para evitar a contaminação por vírus e bactérias causadoras de infecções sexualmente transmissíveis.

1. Usar calcinhas de algodão e grandes

Para prevenção da candidíase e até de assaduras, opte por calcinhas que permitam transpiração. Fatores que favorecem a candidíase são abundantes no carnaval: suor, calor, roupa colada, consumo de álcool e má alimentação.

2. Use álcool em gel

Com tantas pessoas na rua e coladas não conseguimos sequer contar em quantas pessoas esbarramos, ainda mais quando tocamos em superfícies como a porta de banheiros químicos. Portanto, passe álcool em gel mesmo antes de fazer xixi. Não deixe que vírus e bactérias entrem em contato com sua vagina.

ANÚNCIO

3. Tome banho quando chegar em casa

Para muitas é obrigação, mas depois de um longo e cansativo dia de festa algumas podem podem pensar em pular o banho. Não faça isso. Novamente as milhares de bactérias e vírus podem estar em contato com sua pele e cabelos, então, tome um banho bem tomado, lave os cabelos e livre-se de germes.

4. Não repita roupas

Na mesma linha da dica anterior, ao chegar em casa a fantasia, body ou roupa que usou durante a festa deve ir direto para o cesto de roupas sujas. Assim você previne que bactérias e germes fiquem em ambientes da casa por onde você circula.

5. Álcool gel na mão de outras pessoas que te tocarem

Pode parecer burocrático e broxante, mas se encontrou uma pessoa no bloco e as coisas ficaram mais quentes, passe álcool em gel na mão da pessoa antes que ela toque sua vagina. Assim, você protege sua saúde íntima e evita desconfortos muito maiores.

6. Use camisinha

Obrigatória em toda relação sexual, os preservativos oferecem proteção durante o prazer. As IST (infecções sexualmente transmissíveis) são barradas pelo material da camisinha, assim como filhos não planejados.

7. Vá ao posto de saúde

Nos famosos postinhos, espalhados por todo o Brasil, oferecem gratuitamente preservativos e lubrificantes. Além disso é possível fazer testes para todas IST em alguns deles e o resultado sai na hora. Saber se alguma infecção alcançou você é mil vezes melhor do que viver como se nada tivesse acontecido. Caso algo tenha saído do planejado, nas UBS também são oferecidos medicamentos pós-exposição ao HIV.

Carnaval e álcool: veja 3 dicas para aproveitar a festa com segurança
Carnaval de 2023 promete ser intenso e liberar todo desejo dos foliões. (Foto: Reprodução/NurPhoto / Colaborador/Getty Images)

Curta os dias de carnaval, mas não esqueça do que há de mais valioso: a sua saúde.

ANÚNCIO

Tags


Últimas Notícias