Famosos

Meghan deixou Kate em lágrimas após o comentário do ‘cérebro do bebê’, mas o que é isso?

A duquesa de Sussex disse a Catherine que ela deve ter “cérebro de bebê por causa de seus hormônios”, provocando uma disputa entre os casais reais

A duquesa de Sussex disse a Catherine que ela deve ter “cérebro de bebê por causa de seus hormônios”, provocando uma disputa entre os casais reais

Você já deve ter ouvido a expressão por aí em algum lugar. Seja em uma reunião de família ou no trabalho, depois que alguém próximo tem um bebê ou volta da licença maternidade. Esquecem alguma coisa, batem na cabeça e dizem: “deve ser o cérebro do bebê”.

No entanto, o ditado casual, que muitos de nós usamos com tanta leviandade, causou alguma controvérsia recentemente depois que o príncipe Harry revelou em seu livro de memórias ‘Spare’ que foi um comentário sobre o “cérebro do bebê” que causou uma briga de casamento entre sua então futura noiva, Meghan Markle e sua cunhada, Kate, princesa de Gales.

A duquesa de Sussex disse a Kate Midletton que ela deve ter “cérebro de bebê por causa de seus hormônios”, provocando uma disputa entre os casais reais. Mas o cérebro do bebê é uma coisa real? E, tem alguma coisa a ver com hormônios?

Recomendados

De acordo com um texto publicado pelo The Sydney Morning Herald, o cérebro do bebê é real e é a experiência completamente normal de confusão mental e esquecimento que as mulheres costumam experimentar durante e após a gravidez, diz a Dra. Charise Deveney, do Center for Perinatal Psychology. E, não é necessariamente algo ruim.

Sample HTML block

“Sabemos que há tantas mudanças que acontecem durante a gravidez, mudanças biológicas, que são fabulosas. Como psicólogos, estamos particularmente interessados nas mudanças relacionais, de desenvolvimento ou psicológicas que ocorrem durante a gravidez e depois no pós-parto”, diz Deveney.

À medida que as mães se aventuram no mundo da maternidade e aprendem o que significa assumir a responsabilidade por outra pessoa, é normal que algumas coisas fiquem em segundo plano e outras venham à tona.

É o que a Dra. Melissa Hayden, uma das principais pesquisadoras do Projeto de Pesquisa do Cérebro do Bebê na Universidade Deakin, chama de “realocação de recursos”.

“Durante a gravidez há muita coisa acontecendo e, realmente, se você colocar as chaves no banco ou colocá-las em algum lugar onde não as coloca [normalmente], no grande esquema das coisas não é tão importante. Considerando que é muito mais importante, do ponto de vista evolutivo, garantir que você esteja adotando todos os comportamentos corretos que levarão a uma gravidez saudável para mãe e filho”.

É essencialmente uma mudança prioritária, e a pesquisa mostra que as mães não apresentam nenhum declínio cognitivo significativo durante e após a gravidez, diz Hayden.

“Pode haver essa névoa de memória ou esquecimento, ou falta de concentração, distração em outras áreas da vida porque há essa mudança de prioridade ou mudança de atenção e mudança de foco que realmente aprimora a tarefa de se tornar mãe”, diz Deveney.

Embora a pesquisa careça, também há razões para acreditar que a mãe não grávida também experimenta uma espécie de cérebro de bebê, já que suas prioridades também mudam para a maternidade, diz Deveney.

“Se temos um pai que está investido, como queremos que ele esteja, na paternidade ou no bebê em desenvolvimento, faz sentido que a preocupação esteja lá para eles, e eles estarão preocupados com sua mudança de identidade, em suas tarefas. da paternidade, e que esperaríamos que houvesse algum tipo de esquecimento ou abaixamento do volume em outras áreas da vida”.

No entanto, a suposição de Meghan de que o cérebro do bebê está ligado a hormônios não é totalmente correta, diz Hayden. Ela diz que há uma distinção entre a névoa mental do cérebro do bebê e as mudanças hormonais que as mulheres experimentam durante a gravidez.

“O cérebro do bebê tende a ser discutido apenas quando se olha para o funcionamento cognitivo”, diz Hayden.

“Existe uma quantidade substancial de literatura mostrando que há flutuações hormonais durante a gravidez, e são mudanças muito grandes. Há uma base de pesquisa muito forte que mostra claramente que os hormônios mudam, os níveis de cortisona mudam, o cortisol muda e há mudanças de flutuação muito grandes nesses níveis hormonais”, diz Hayden.

Embora o cérebro do bebê não seja uma coisa ruim, as mulheres muitas vezes não querem ser associadas à frase, diz Hayden, já que muitas vezes carrega conotações negativas.

No entanto, existem algumas coisas práticas que as pessoas podem fazer se estiverem se sentindo incomodadas com o esquecimento e a névoa mental, diz Deveney, como manter um calendário, carregar um bloco de notas e anotar as coisas. Caso contrário, a pesquisa mostra que uma dieta saudável, uma boa noite de sono e exercícios regulares ajudam a manter o corpo em um ritmo.

· · ·

+ MATERNIDADE:

Jessie J compartilha detalhes da sua nova gestação após sofrer um aborto espontâneo: “Gravidez não é uma competição”

Hilary Duff diz que a maternidade trouxe sorte para sua carreira

· · ·

Aviso

Este texto é de caráter meramente informativo e não tem a intenção de fornecer diagnósticos nem soluções para problemas médicos ou psicológicos. Em caso de dúvida, consulte um especialista antes de começar qualquer tipo de tratamento.

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM