Filmes e Séries

A minissérie britânica que previu a morte da rainha Elizabeth II em 2019

“Years and Years”, criado por Russell T Davies (“Doctor Who”), oferece uma imagem sombria do futuro pelos olhos de uma família britânica

A minissérie britânica que previu a morte da rainha Elizabeth II em 2019
A minissérie britânica que previu a morte da rainha Elizabeth II em 2019 (Foto: Reprodução/HBO)

Neste último dia 8 de setembro, foi confirmada a morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos, em sua residência em Balmoral, no Reino Unido. Embora pareça incrível, esse mesmo fato –inesperado para o mundo inteiro– foi retratado em uma minissérie que estreou em 2019 pelos canais BBC One (na Inglaterra) e HBO, aqui no Brasil.

ANÚNCIO

A série se chama ‘Years and Years’, uma ficção distópica criada e escrita por Russell T Davies, amplamente conhecido por seu trabalho em ‘Queer as Folk’ e ‘Doctor Who’.

A ficção televisiva é narrada em seis episódios e acompanha uma família de Manchester, no Reino Unido, ao longo de 15 anos a partir de 2019. Na noite daquele ano, começa a jornada dos irmãos Lyons rumo a um futuro altamente incerto marcado por crises políticas, econômicas e tecnológicas na região do território britânico e em todo o mundo. Dessa forma, o roteiro de Davies se permite reimaginar alguns eventos que teriam ocorrido após aquele momento.

Recomendados

‘Years and Years’ fez referência à morte de Elizabeth II

Nos Estados Unidos, Donald Trump é reeleito; enquanto, no Reino Unido, nasce uma figura política carismática conhecida como Vivienne Rook (Emma Thompson). Com o passar dos anos, entre 2021 e 2022, ocorre um evento que Muriel Deacon (Anne Reid) testemunha ao vivo em sua tela de televisão: a morte de Elizabeth de Windsor.

Inesperadamente, o que ‘Years and Years’ propõe aconteceu na vida real. E, felizmente, muitos dos outros fatos propostos pela minissérie não se concretizaram. Para o futuro, a vida desta família inglesa se torna cada vez mais complicada diante da instabilidade de seu país causada pelas esferas política, social, econômica e até tecnológica. Em relação a este último, explora os avanços que teríamos em poucos anos no mesmo estilo de ‘Black Mirror’, outra grande produção da TV britânica.

Além de Thompson, o elenco inclui Rory Kinnear (Black Mirror) como Stephen, um dos Lyons; T’Nia Miller (Sex Education) como Celeste, esposa de Stephen; Russell Tobey como Daniel, outro irmão; Jessica Hynes como Rosie, a irmã mais velha; Ruth Madeley como Rosie, a irmã mais nova; Anne Reid como Muriel, a avó matriarca, Dino Fetscher como Ralph, ex-marido de Daniel; entre outros.

A primeira e única temporada de ‘Years and Years’ foi ao ar entre maio e junho de 2019, representando os seguintes anos por episódio: um (2019-2024), dois (2025), três (2026), quatro (2027), cinco (2028) e seis (2029-2034). Ainda há muito tempo pela frente para saber se o título consegue acertar outro evento no futuro ou se consegue refletir com precisão algum evento tecnológico que será vivenciado na próxima década.

· · ·

+ FILMES E SÉRIES:

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias