Filmes e Séries

Harry Potter: por que Fred e George nunca viram Pedro Pettigrew no ‘Mapa do Maroto’?

Diversas teorias de fãs tentam explicar o fato

Ainda que a saga de livros ‘Harry Potter’ seja elogiada pelo nível de detalhes e amarrações dos elementos da trama, ela não escapa do que pode ser lido como um “furo de roteiro”. No entanto, alguns fãs acreditam que há justificativas que podem resolver essa história, tendo algumas delas sendo reveladas pela própria autora.

Um dos maiores mistérios do enredo de ‘Harry Potter’ se resume a por qual razão os gêmeos Weasley, Fred e Jorge, nunca notaram a presença de Pedro Pettigrew enquanto usavam o Mapa do Maroto.

Apresentado em ‘Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban’, terceiro livro da série lançado em 1999, o Mapa do Maroto é um objeto mágico que permite ao seu usuário ver todo o terreno da escola de Hogwarts, bem como todas as pessoas, fantasmas e animais que circulam por lá em tempo real.

Recomendados

Enquanto na adaptação de ‘O Prisioneiro de Azkaban’ para os cinemas é Harry quem nota a estranha presença de Pedro Pettigrew nos corredores de Hogwarts, no livro é Lupin quem percebe o ex-amigo morto, chegando à conclusão de que, na verdade, Pettigrew fingiu sua morte e que Sirius Black era inocente esse tempo todo.

A chocante revelação do final do livro de que o rato de estimação de Rony Weasley, Perebas, era Pettigrew em sua forma animaga fez vários fãs questionarem como os irmãos de Rony, que tiveram o mapa por tantos anos, nunca notaram que um homem chamado Pedro Pettigrew vivia dormindo com o irmão todos os dias do ano letivo.

Fãs de Harry Potter discutiram esse assunto à exaustão, e há quem diga que o Mapa do Maroto não era capaz de revelar a identidade de pessoas transfiguradas. Isso, porém, é uma teoria descartada pelos próprios romances, que confirmam que o mapa podia identificar com precisão cada pessoa, e não era enganado por animagos, Poções Polissuco ou capas da invisibilidade.

Por outro lado, para alguns fãs, a resposta para o “furo” é simples: o nome Pedro Pettigrew não significava nada para Fred e Jorge. A história da “traição” de Sirius Black era famosa, mas Pettigrew era um coadjuvante nela. Caso já tivessem cruzado com o nome do homem no mapa, os gêmeos certamente acharam que se tratava de um aluno de Hogwarts qualquer e não um homem que morrera anos atrás.

Outros acreditam que, como relatado a Harry no momento em que o presentearam com o mapa, por saberem todas as passagens secretas de Hogwarts àquela altura, Fred e Jorge já nem olhavam mais o artefato quando Rony chegou à escola. Dessa forma, eles nunca o poderiam ter visto dormindo com Pedro Pettigrew.

Mas quem melhor para dar fim a esse mistério se não a própria criadora da série? J.K. Rowling já sanou a questão lá no início da década de 2000 em um FAQ realizado em seu site oficial. Infelizmente, a citação da escritora não está mais disponível, mas você pode encontrar um resumo do que ela disse abaixo, retirado do AccioQuote:

“Fred e Jorge nunca notaram Pettigrew no Mapa do Maroto porque não sabiam quem ele era. Mesmo que reconhecessem seu nome, teriam assumido que era apenas um estudante com o mesmo sobrenome. Pettigrew era um dos muitos pontos em movimento no mapa, e Fred e Jorge só teriam se concentrado nos caminhos que suas travessuras tomaram naquele dia.”

· · ·

+ FILMES E SÉRIES:

Emma Thompson e o prazer feminino e sem preconceito para mulheres acima de 50 anos

Você concorda? 6 spin-offs que prometeram e não cumpriram

· · ·

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM