A família de Bruce Willis, 67, anunciou na tarde desta quarta-feira (30) que o ator fará uma pausa na carreira para cuidar da saúde. Segundo a postagem, Bruce Willis foi diagnosticado com afasia, uma condição que afeta a falada ou escrita e deixa o paciente incapaz de se comunicar.
ANÚNCIO
A palavra afasia deriva do grego (A = não, ausência,) (FASIA = falar) apesar do radical de ausência, as afasias são disfunções dos componentes da linguagem e não ausência da fala. No entanto, a afasia não é uma doença, mas uma manifestação, um sintoma de algum outro problema de base.
A condição pode ser, por exemplo, uma sequela de um AVC hemorrágico ou isquêmico que, por sua vez, pode ser causado por histórico familiar, diabetes, hipertensão, estresse ou tabagismo.
As sequelas da afasia pode ser transitórias ou definitivas. A família de Bruce Willis não anunciou as causas da afasia do ator.
Causas
A afasia é uma condições decorrente de lesões no cérebro, geralmente na região frontal do lado esquerdo, que é responsável pela linguagem. “Pode ser uma dificuldade na linguagem verbal ou para a escrita e a leitura”, explica Wanderley Cerqueira, neurocirurgião e neurologista do Hospital Albert Einstein e da Rede D’Or e diretor da consultoria WCL Neurocirurgia, em entrevista ao UOL.
A condição foi descoberta no século 18 por um médico francês que estudou um paciente com dificuldades na fala. Na autópsia, foi descoberto um tumor, outra condição que também pode causar uma afasia, assim como doenças neurodegenerativas, como Alzheimer.
Tratamento e prevenção
Infelizmente, a afasia não tem cura e costuma se manifestar em pessoas mais idosas. No entanto, um tratamento precoce pode desacelerar a progressão da perda da capacidade de comunicação.
ANÚNCIO
A prevenção do problema envolve o controle da pressão, de diabetes, de obesidade, do sedentarismo, do tabagismo e outras condições que podem causar doenças neurodegenerativas ou AVCs.
⋅ ⋅ ⋅
Siga e compartilhe
Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.
Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.