Filmes e Séries

‘Euphoria’: produtora musical detalha os melhores momentos da trilha sonora da 2ª temporada

A segunda temporada de “Euphoria” contou com uma trilha sonora eclética com mais de 100 músicas

Embora os adolescentes em “Euphoria” lidem com dores muito cruas e consequências muito reais - de lutas com imagem corporal e identidade de gênero a vício e morte - é uma história sobre o ensino médio filtrada pelas lentes de uma narradora não confiável, Rue Bennett (Zendaya), que geralmente está mais preocupado com o impacto emocional do que com a realidade literal.

E não podemos negar também que a trilha sonora da série é uma obra de arte à parte. A seleção de músicas resultante é apropriadamente eclética, com mais de 100 faixas apresentadas apenas na segunda temporada. Em entrevista ao Insider (em inglês) a produtora e responsável pelas músicas em ‘Euphoria’, Jen Malone, contou um pouco sobre seus momentos preferidos.

De acordo com Malone show pode alternar entre uma balada devastadora e uma faixa de rap agitada em questão de minutos. Se uma peça de música pode levar para casa o clima desejado de uma cena, isso é o que conta neste mundo - não importa que uma garota da Geração Z como Cassie Howard (Sydney Sweeney) provavelmente não conhecesse todas as palavras de uma Sinéad O’ Connor hit dos anos 80.

Recomendados

Leia mais: Euphoria: veja os signos de cada personagem da série

“No final das contas, tudo se resume à música e como a música está funcionando na narrativa”, disse Malone. “Nós realmente trabalhamos com muita, quase hiper-realidade. Tipo, é real, mas não necessariamente real. Então nós borramos essas linhas um pouco em muitos níveis diferentes.”

Malone explicou que Levinson tem “uma vasta quantidade de conhecimento musical”. O diretor polarizador escreveu todos os 18 episódios de “Euphoria” e muitas vezes escreve uma música diretamente no roteiro.

A performance impressionante de Ethan em ‘Holding Out for a Hero’ foi ‘roteirizada desde o primeiro dia’

No penúltimo episódio da segunda temporada, intitulado “The Theatre and It’s Double”, Lexi Howard (Maude Apatow) faz uma peça ousada e luxuosa sobre sua própria vida - desmantelando sua dinâmica de amizade e expondo os segredos de seus colegas no processo.

Grande parte do episódio é composta por instrumentais de compositores da nova onda, um conceito inspirado na faixa-título de Francis Lai para o filme francês de 1967 “Vivre Pour Vivre”, disse Malone.

Mas em uma cena climática, Ethan Daley (Austin Abrams) estrela como um doppelgänger de Nate puxando ferro com seus amigos de academia. A sequência rapidamente se torna uma alucinação homoerótica, ao som triunfante de “Holding Out for a Hero” de Bonnie Tyler.

“Isso foi roteirizado desde o primeiro dia e, felizmente, foi muito fácil esclarecer”, revelou Malone. “Não havia nenhum obstáculo. Tínhamos esse roteiro. Sabíamos que a música não ia a lugar nenhum. Fazia parte da história.”

Depois que ela conseguiu a música, Malone imediatamente alertou o coreógrafo Ryan Heffington, que “tirou dali para fazer a mágica acontecer”.

“Isso definitivamente estava na cabeça de Sam”, disse ela sobre o número musical extravagante, acrescentando que Heffington coreografou anteriormente a cena final de Zendaya na primeira temporada, definida para “All for Us” de Labrinth. “Então, foi uma espécie de ‘reunir a banda’.”

Outras músicas foram intencionalmente combinadas com personagens para prenunciar sutilmente seus arcos

Perguntada se sua equipe já pensa em músicas como easter eggs para os fãs do programa, Malone apontou para o estilo meticuloso de contar histórias de Levinson. “Isso está realmente ligado a como Sam quer que a música ajude a contar sua história”, disse ela.

De fato, Malone disse que Levinson solicitou especificamente o single “Dead of Night” de Orville Peck para um momento memorável na estréia da segunda temporada, quando Nate dirige bêbado para uma festa com Cassie no banco do passageiro.

Os dois personagens trocam olhares acalorados enquanto Peck canta: “Você diz, ‘Vá rápido’, eu digo, ‘Segure firme’.” caso de amor aconselhado.

Mas as próximas linhas da música também falam sobre o arco da história de Nate, se não mais: “Veja os garotos enquanto caminham / É o suficiente para fazer um jovem ...”

Na superfície, parece que Nate – um atleta violento e abusivo que é ostensivamente um garoto-propaganda da masculinidade tóxica – não seria fã de Peck, que é abertamente gay. Mas, “Dead of Night” funciona como um aceno inicial para a batalha interna de Nate com sua própria sexualidade que é explorada ao longo da segunda temporada.

“Isso foi algo que Sam roteirizou, e acho que isso é um aceno para a vibração da hiper-realidade, a brincadeira que levamos nesta temporada”, disse Malone sobre ligar Nate à música de Peck. “Mas aquele era todo Sam.”

Os fãs que prestam muita atenção aos detalhes sutis do programa geralmente descobrem que são recompensados pelo cuidadoso projeto sonoro de Levinson e Malone. No episódio dois, “Out of Touch”, Lexi - a perene wallflower do show - coloca seus fones de ouvido e se pavoneia para “Haunted” de Laura Les.

Na época, muitos fãs pensaram que o hit hiperpop era uma combinação ruim para a personalidade retraída de Lexi. Mas Malone, que pressionou para colocar “Haunted” naquela cena, estava confiante de que a decisão valeria a pena.

“Eu estou tipo, ‘OK, todos se acalmem. Vocês vão ver por que escolhemos essa música e há uma razão muito boa para isso’”, explicou ela. “Então, muitas pessoas ficaram tipo, ‘Ela não estaria ouvindo isso’, mas é como, ‘Espere.’ E agora você vê no episódio sete como ela realmente intensificou, assumiu o controle de sua vida.”

“Essa música realmente foi essa mudança, de certa forma”, acrescentou Malone. “Era completamente parte de seu arco de personagem no show. Além disso, as regras da música.”

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM