Filmes e Séries

Dia das Mulheres: confira 8 produções com protagonismo feminino

Em comemoração à data, selecionamos histórias que enaltecem o poder feminino de diferentes formas

Nesta terça-feira, 8 de março, é comemorado o Dia das Mulheres, data instituída em 1975 pela ONU (Organização das Nações Unidas), em homenagem a uma série de eventos protagonizados por mulheres no século XX, como a greve de operárias na cidade de Nova York em 1908, como também para lembrar a vida de centenas de mulheres mortas em um acidente na fábrica Triangle Shirtwaist Company, também em Nova York, em março de 1911.

Apesar de ter sido oficializada apenas nos anos 1970, a data é celebrada há mais de cem anos. O dia 8 de março, nasceu com a intenção de lembrar a força das mulheres em suas lutas por igualdade, reconhecimento de direitos e para reivindicar o fim da violência de gênero.

Leia mais: Mais do que flores: atitudes que os homens podem começar a colocar em prática no Dia Internacional da Mulher

Recomendados

Para comemorar o dia tão especial, selecionamos oito produções que enaltecem o poder feminino e que colocam por água abaixo a máxima de ‘sexo frágil’ difundida por tantos anos em nossa sociedade:

Que Horas Ela Volta

Escrito e dirigido por Anna Muylaert, o filme é protagonizado por Regina Casé e trata dos conflitos que acontecem entre Val, uma empregada doméstica e seus patrões de classe média alta, criticando as desigualdades da sociedade brasileira.

Disponível na Netflix.

Aquarius

Uma jornalista aposentada defende seu apartamento, onde viveu a vida toda, do assédio de uma construtora. O plano é demolir o edifício Aquarius e dar lugar a um grande empreendimento. Dirigido por Kleber Mendonça Filho, ‘Aquarius’ é protagonizado por Sônia Braga.

Disponível na Netflix.

Leia mais: 8M: 3 filmes da Netflix sobre mulheres poderosas

As Sufragistas

O filme conta a história do início da luta do movimento feminista e os métodos incomuns de batalha. A história das mulheres que enfrentaram seus limites na luta por igualdade e pelo direito de voto. Elas resistiam à opressão de forma passiva, mas, a partir do momento em que começaram a sofrer uma crescente agressão da polícia, decidiram se rebelar publicamente.

Disponível no Globoplay.

Maid

A minissérie conta a história real de uma mulher que, com problemas financeiros e familiares, deixa para trás um relacionamento abusivo e encontra um emprego como faxineira para sustentar sua filha e construir um futuro para as duas.

Disponível na Netflix.

Histórias Cruzadas

Nos anos 60, no Mississippi, Skeeter é uma garota da alta sociedade que retorna determinada a se tornar escritora. Ela começa a entrevistar as mulheres negras da cidade, que deixaram suas vidas para trabalhar na criação dos filhos da elite branca, da qual a própria Skeeter faz parte. Aibileen Clark, a emprega da melhor amiga de Skeeter, é a primeira a conceder uma entrevista. Apesar das críticas, Skeeter e Aibileen continuam trabalhando juntas e, aos poucos, conseguem novas adesões.

Disponível no Star+.

Maravilhosa Sra. Maisel

Miriam ‘Midge’ Maisel, é uma dona de casa comum dos anos 1960, até ver sua vida transformada quando decide seguir seu sonho de se tornar uma grande comediante, desafiando padrões impostos às mulheres da época em uma sociedade machista.

Disponível no Amazon Prime Video.

Adoráveis Mulheres

Lançado em 2019, o filme inspirado no clássico da literatura norte-americana, conta a história de amadurecimento de quatro irmãs enquanto os Estados Unidos atravessam a Guerra Civil. A determinação e busca por sonhos, é o que move estas mulheres de personalidades diferentes, mas unidas no amor e companheirismo. O longa foi dirigido pela já aclamada Greta Gerwing (Lady Bird) e conta com elenco forte, com Emma Watson, Saoirse Ronan e Meryl Streep nos papéis principais.

Disponível no Amazon Prime Video.

A Arte de Amar

Inspirada em uma figura real, este filme conta a história da ginecologista polonesa, Michalina Wislocka, que luta contra a censura para conseguir publicar um livro que aborda a sexualidade em um contexto onde o assunto não condizia com a tradição do país. Todavia, apesar das dificuldades enfrentadas, a circulação de seu material escrito gera interesse imediato e inicia uma revolução sexual no interior da Polônia

Disponível na Netflix.

⋅ ⋅ ⋅

Siga e compartilhe

Você gostou deste conteúdo? Então siga a NOVA MULHER nas redes sociais para acompanhar mais novidades e ter acesso a publicações exclusivas: estamos no Twitter, no Instagram e no Facebook.

Aproveite e compartilhe os nossos textos. Seu apoio ajuda a manter este site 100% gratuito. Cada contribuição é muito valiosa para o trabalho da nossa equipe de redatores e jornalistas.

Tags

Últimas Notícias


LEIA TAMBÉM